Prefeitura alerta população para os perigos da hipertensão em programação especial

2comentários

16779_dia_nacional_combate_hipertensao_260416_fotobaeta1

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado nesta terça-feira (26), motivou uma programação especial realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Em todas as unidades da rede municipal e na sede da Semus, no Parque do Bom Menino, a população pode contar com serviços direcionados para a prevenção da hipertensão arterial, doença que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, sendo fator de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Palestras educativas, testes de glicemia e aferição da pressão arterial foram realizadas nas unidades de saúde. Todos os pacientes que apresentaram alterações foram orientados pelas equipes de saúde a procurar atendimento médico para iniciar o controle da doença.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, afirmou que as ações realizadas reforçam o trabalho do Programa de Controle da Hipertensão, que atualmente está implantado em todas as unidades básicas da rede de saúde. “Temos hoje 2.486 pacientes portadores de hipertensão arterial acompanhados pelas equipes de Saúde da Família. Muitas pessoas têm o problema e não sabem, por isso fazemos essas mobilizações visando o diagnóstico precoce”, disse.

PREVENÇÃO

A aposentada Jacira Santos Trindade, 68, aproveitou para a ação da Prefeitura e foi à sede da Semus medir a pressão, um hábito que não é tão frequente em sua vida. “Como não sinto nada, sempre vou deixando e só faço quando tem oportunidades como essa”, relatou depois de receber um panfleto orientando para a necessidade de fazer o controle com frequência.

Os servidores também participaram da ação preventiva e foram estimulados a adotar novos hábitos de vida, ter uma alimentação mais saudável, combater a obesidade e praticar uma atividade física, requisitos indispensáveis para prevenir a hipertensão arterial e ter saúde e qualidade de vida.

2 comentários para "Prefeitura alerta população para os perigos da hipertensão em programação especial"


  1. Henrique

    A hipertensão é uma das maiores causas de óbitos no mundo, e é uma doença que a prevenção é essencial para o tratamento. Torço para que essa campanha atinja o máximo de pessoas possíveis.

  2. Laís

    Se todas as Prefeituras fizessem campanhas como essa, tenho certeza que o número de vítimas da hipertensão reduziriam bastante!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS