Infertilidade pode ser detectada com exame especial e indolor

0comentário

 

O nome é estranho, mas o exame conhecido como histerossalpingografia, de raio-x do útero e das trompas, feito com contraste, é muito utilizado para avaliar as causas de infertilidade de um casal e pode ser feito em São Luís.  É de suma importância para ajudar o ginecologista no diagnóstico.

Segundo o médico radiologista Jouglas Melo, da equipe de profissionais da Clínica Imedical, no Shopping da Ilha,  a histerossalpingografia também pode ser usada para avaliar outros problemas ginecológicos, como malformações, miomas ou tubas obstruídas, pois ajuda a visualizar a anatomia do sistema reprodutor feminino desde o útero até os ovários.

“O exame não dóiNo entanto, durante o procedimento, a mulher pode sentir algum desconforto, sendo que o médico pode receitar algum analgésico ou anti-inflamatório para usar antes e depois da histerossalpingografia. Os resultados são especialmente utilizados para ajudar o ginecologista a identificar a causa de infertilidade, mas também podem ser utilizados para diagnosticar outros problemas quando a mulher apresenta resultados alterados”, explica o médico.

O exame pode ser deve ser feito uma semana após a menstruação e antes da ovulação, para garantir que a mulher não está grávida. Além disso, outros cuidados de preparo incluem, por exemplo, tomar o laxante prescrito pelo médico na noite anterior ao exame, e um analgésico ou antiespasmódico, receitado pelo médico, 15 minutos antes.

“Além disso, é preciso informar o ginecologista se existir a possibilidade de a mulher estar grávida e caso exista uma doença inflamatória pélvica ou doença sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorréia. É bom lembrar que a histerossalpingografia não deve ser feita na gravidez, pois o contraste injetado no útero e o raio-x podem provocar malformações no feto”, frisa Jouglas Melo.

Sem comentário para "Infertilidade pode ser detectada com exame especial e indolor"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS