Prefeitura intensifica limpeza e desobstrução de canais e galerias após chuvas na capital

0comentário

Devido às fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias, a Prefeitura de São Luís montou uma força-tarefa que está trabalhando nas áreas mais atingidas pelo grande volume de água. Entre as ações emergenciais estão a limpeza com retirada de sedimentos, desobstruções de bueiros e galerias e ainda uma análise técnica destes locais. As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) se concentram nos bairros Coroado, Coroadinho, Anil, Cidade Olímpica e São Cristóvão, entre outros pontos atingidos, com serviços emergenciais.

“Foi uma chuva atípica, considerando o período e que deixou muitos problemas, mas estamos com esse trabalho mais intensivo”, enfatizou o titular da Semosp, Antônio Araújo, referindo-se às precipitações que ocorreram domingo (28) e segunda (29). De acordo com o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) choveu, apenas nestes dois dias, 100mm dos 316mm esperados para o mês de maio.

Na galeria da Ponte São Sebastião, que corta a Avenida Casemiro Junior, no Anil, as equipes da Semosp prosseguiam o trabalho de desobstrução com serviço mecanizado. A ação teve início logo após as chuvas da última segunda-feira (29). No local é realizada a retirada de sedmentos – barro, arenosos e matagal – para aumentar a abertura (calha) do Rio Anil.

Por ocasião das chuvas, houve ainda um grande arrastão de material arenoso para a galeria, causando obstrução, informa Antônio Araújo. “Devido esse volume intenso de chuvas, pela primeira vez a galeria inundou chegando a transbordar. Com esse alargamento e limpeza da calha do rio, em próximas chuvas esse problema não vai se repetir”, enfatizou Antônio Araújo. O secretário da Semosp reiterou ainda que os serviços vão preparar a área para volume de chuvas semelhante.

 

BUEIROS

Na área do Coroado, as equipes se concentram na Rua do Cobalto e adjacências. No local, a Prefeitura realiza a limpeza dos bueiros com a retirada de detritos. “Identificamos um grande volume de lixo naquela área e estamos realizando a retirada para que não volte a obstruir”, explica Antônio Araújo.

No Coroadinho, nas proximidades do Rio das Bicas, além dos trabalhos de desobstrução, a Prefeitura faz levantamento da situação e inspeção junto às comunidades. Os serviços de limpeza e desobstrução são promovidos na Avenida 1, bairro Cidade Olímpica, onde é construída uma borda do rio para assegurar a fundação do terreno que está comprometida devido o volume de construções na área. A limpeza do canal é outro serviço executado pela Semosp no trecho. A Avenida Guajajaras, no São Cristóvão, também recebe os serviços de limpeza.

Quem acompanhou os serviços parabenizou a iniciativa da Prefeitura. Para o aposentado José Raimundo Viégas, 78 anos, que mora na Avenida Casemiro Junior desde seu nascimento. “Esse trabalho da Prefeitura é muito correto e vai deixar a gente tranquilo”, disse o morador.

 

LIMPEZA PÚBLICA

Paralelamente ao trabalho nas áreas que mais sofreram com os alagamentos, a Prefeitura realiza a limpeza de canteiros em vias públicas de fluxo intenso. Equipes do Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura, promove grande operação de limpeza da cidade. O Centro Histórico e adjacências recebem ações de capina e roçagem. Equipes se concentraram no Anel Viário na manhã desta terça-feira (30).

Para executar esta operação na cidade, a Prefeitura contratou 100 novos homens que complementam as equipes existentes para a retirada do mato dos canteiros e outros espaços públicos. A avenida Mário Andreazza, no Olho d´Água; Daniel de La Touche e Aririzal (Cohama), São Luís Rei França e Boa Esperança (Turu) e Luiz Rocha (Fé em Deus) já receberam os serviços.

Entre as etapas dos serviços são promovidos ainda limpeza de praças, fixação de placas, revisão da iluminação pública, podas de árvores, roçagem, capina, análise de comprometimento das árvores e ação dos agentes de endemias, além de avaliação das árvores.

Sem comentário para "Prefeitura intensifica limpeza e desobstrução de canais e galerias após chuvas na capital"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS