Prefeito Edivaldo recebe alunos que viajaram à China para o ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’

2comentários

Prefeito Edivaldo recebe alunos que participaram de campeonato na China

 

Uma nova bagagem cultural, um misto de experiências, lembranças para guardar e muita história para contar. Foi o que trouxeram de viagem à China seis jovens estudantes da rede pública que participaram de mais uma etapa do programa Cidades-Irmãs, da Prefeitura de São Luís. Os alunos estiveram no país para o ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’, realizado na cidade chinesa de Wuhan, no fim de agosto. O grupo esteve na Prefeitura de São Luís, em visita ao prefeito Edivaldo, na tarde desta quarta-feira (13), para contar um pouco da vivência naquele país.

O prefeito parabenizou os estudantes e conversou sobre os momentos vividos na cidade chinesa. “Nos sentimos muito orgulhosos e satisfeitos por poder propiciar essa experiência a estes jovens e contribuir para transformar vidas. Esperamos que com esse aprendizado eles possam vislumbrar um futuro promissor, sejam estimulados a ir mais além e sirvam de bons exemplos para seus colegas, pela conquista que alcançaram e pela rica bagagem que agora têm em suas vidas”, pontuou o prefeito Edivaldo.

O convênio Cidades-Irmãs foi firmado há dois anos entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Popular Municipal da cidade chinesa de Wuhan. Pelo projeto é oportunizado o intercâmbio socioeducativo, cultural e a troca de experiências entre jovens de diversas nacionalidades. A ação, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai), também conta com parceria do Governo do Estado.

O vice-prefeito Julio Pinheiro enfatizou o viés do projeto em fazer da educação o caminho do desenvolvimento da cidade. “Oportuniza uma rica vivência aos nossos jovens estudantes que vão servir de estímulo às novas gerações para além das nossas fronteiras. A Prefeitura vai buscar ampliar esse projeto para manter permanente essa política que servirá para a vida futura destes jovens”, disse o vice-prefeito.

A titular da Semai, Ana Paula Nogueira, destacou o diferencial do projeto por tornar possível estreitar relações com outros países, por meio do intercâmbio. “É uma experiência que representa muito na vida destes estudantes e que vai refletir em sua forma de ver o mundo daqui para frente. Muito nos orgulha vê-los integrar uma ação que vai contribuir para seus estudos, para ampliar seu conhecimento e sua visão de mundo, que vai servir para a vida”, pontuou a secretária.

Uma oportunidade única, pois foram para o outro lado do mundo representar o Maranhão e também levar a cultura local, enfatizou o secretário municipal de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amim. “Nessa passagem deles pelo país conseguiram levar um pouco do nosso esporte, promovendo a troca de experiências. Uma iniciativa desse porte é importante para somar na formação de cidadãos conscientes”, reforçou o secretário.

A parceria entre as gestões mostra os esforços reunidos para garantir que o estudante maranhense possa ir mais além e se destacar, pontuou o secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Leonardo Cordeiro. “O propósito é promover ações parcerias para proporcionar para mais estudantes essa oportunidade única. Fazer parte desse projeto é uma honra para nós”, reiterou.

VIVÊNCIAS

Aluno da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, escola municipal, Lucas Santos Gonçalves, 15 anos, mostrou sua alegria com a oportunidade de conhecer outro país. “Me surpreendi com a língua, que é muito complicada e a culinária, bastante apimentada. Mas, foi uma experiência que não tenho como explicar. Conviver com eles foi muito bom e me trouxe um estímulo para conseguir mais, estudar mais e poder conhecer o mundo e aprender mais”, disse o jovem, que no evento participou do torneio de jiu-jitsu.

Detentor de 150 medalhas de campeonatos que lhe renderam vitórias até internacionais, o estudante Salatiel Martins Ferreira, 17 anos, aluno do Colégio Militar 2 de Julho, do Governo do Estado, descreveu esta como uma das maiores experiências de sua vida. “Me marcou a alimentação deles que é muito saudável e poderíamos adotar e a receptividade também. Foram muito gentis e hospitaleiros conosco e me senti privilegiado com essa oportunidade. Parabéns pelo projeto e agradeço à Prefeitura e Governo por nos proporcionar esse momento”, disse o estudante.

Os demais integrantes do grupo são os estudantes Leonardo de Jesus Cardoso, 13 anos, alunos da U.E.B. Mário Andreazza, da Liberdade; Isaac Castro Machado, 13 anos, da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Turu; e Robson Carlos Santos Veras, 14 anos e Davison Tavares, da U.E.B. Tácito Caldas, de Paço do Lumiar.

Nos 13 dias que permaneceram na cidade chinesa, os estudantes participaram do ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’, que ocorreu de 10 a 19 de agosto. Ainda na programação, diversas aulas, palestras sobre o perfil da arte marcial e das manifestações culturais.

O grupo teve acesso a conhecimentos da língua local, da música tradicional, participam de diversos minicursos e programação cultural com passeios em pontos turísticos de referência. Os jovens foram acolhidos nas instalações da universidade local e aos fins de semana, compartilharam experiências com as famílias da cidade.

INTERCÂMBIO

O projeto Cidades-Irmãs, formalizado em 2015, é mais uma estratégia da Prefeitura para somar na educação formal recebida pelos estudantes da rede municipal de ensino e proporcionar a troca de experiências.

Além de Wuhan, na China, a Prefeitura assinou acordo de Cidades-Irmãs com a cidade italiana deTramonti e também Hue, do Vietnã. Ainda por meio do acordo Cidades-Irmãs será assinada parceria com cidades de Portugal, Japão e França.

2 comentários para "Prefeito Edivaldo recebe alunos que viajaram à China para o ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’"


  1. elder

    parabens a edivaldo por proporcionar essa experiencia fantastica a esses estudantes

  2. Carlos

    Parabéns aos alunos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS