IMAGEM EM MOVIMENTO

0comentário

REEDIÇÃO DO LIVRO “ENTRE O CÉU E A TERRA”, DO FOTÓGRAFO MEIRELES JÚNIOR, GANHA VERSÃO DIGITAL E INTERATIVA

Depois dos pré-lançamentos nacionais em Brasília e em Curitiba, em abril deste ano, e dos internacionais, em Nova York, em maio, e na Ásia, durante o Art Busan – International Art Fair 2017 Korea, em junho, chega o tão esperado dia do Maranhão conhecer o novo e audacioso trabalho do fotógrafo Meireles Junior.

O livro “Entre o Céu e a Terra”, publicado originalmente em 2008, passou por uma reedição vanguardista. O trabalho agora ganhou novas fotos e conta com a tecnologia na transmissão das mensagens existentes em cada imagem. Por meio de um aplicativo para smartphones e tablets, o Zappar (http://www.zappar.com), as fotografias se transformam em vídeo, com sons e várias trilhas sonoras produzidas pelo músico maranhense Marcelo Rebelo. A técnica da Realidade Aumentada permite, no dispositivo móvel, um mergulho ainda mais profundo na obra do renomado autor maranhense.

Nas páginas do livro, fragmentos de prosa e poesia traduzem e revelam o Maranhão, de forma interativa e em dimensão digital. Imagine a sensação de ler, ver, tocar e sentir os cenários retratados em cada imagem! “A luz amarelada do lampião descortina os casarões seculares; e pela janela, o entardecer preenche o nobre salão; no cair da noite, a cidade se acende, moderna e frenética; e a natureza se mostra exuberante em meio à paisagem desértica”. Trechos como esse ganham ainda mais emoção com a ajuda da tecnologia.

O novo trabalho de Meireles Júnior é como um mergulho profundo na história, nas belezas naturais e nos costumes da gente. Nesta reedição, Meireles Jr. retrata a poesia do cotidiano e da passagem do tempo que traz para as lentes do fotógrafo novas nuances, flagrantes, detalhes e paisagens que ainda são traduzidos, com textos e poemas de grandes nomes da literatura e cenário musical maranhense, a exemplo de Bandeira Tribuzzi, Gonçalves Dias, Odylo Costa Filho, Luís Augusto Cassas, Laura Amélia Damous, César Nascimento, Sérgio Habibe, Alberto Trabulsi e com o prefácio do grande poeta da Academia de letras, Ferreira Goulart.

Carreira

Designer por formação, Meireles iniciou sua carreira como fotógrafo em 1995. Desenvolveu, ao longo dos anos, uma técnica apurada, que lhe rendeu premiações, elogios da crítica especializada e principalmente, um imenso respeito do público em geral.

Uma das principais características de seu trabalho é a inquietação. Sempre em busca de um novo projeto que possa traduzir a realidade em imagens, Meireles extrai do cotidiano e das paisagens ângulos e nuances que intrigam e surpreendem. Dinamismo que persegue a perfeição e tem sido determinante para o sucesso de seus projetos.

Publicações

O artista publicou: Lume (2001); Descobrindo os Lençóis Maranhenses (2003); Entre o Céu e Terra – Maranhão Patrimônio de Imagens (2008); 400 Anos Luz (2012); Sobre São Luís (2014), Sobrenatural: Impressões sobre os Lençóis Maranhenses e o Grand Canyon (2016); Entre o Céu e a Terra Audiovisual 2ª edição (2017) e 400 Anos Luz Audiovisual 2ª edição (2017).

Links pré-lançamentos e exposições

https://www.youtube.com/watch?v=aWuOaltTuhU

https://www.youtube.com/watch?v=qRtphXox7e0&t=78s

http://www.afropress.com/post.asp?id=20505

 

​Serviço:

O que: Lançamento de “Entre o Céu a Terra Audiovisual”, do fotógrafo Meireles Jr

Quando: Terça-feira, 21 de novembro, às 19h

Onde: Livraria AMEI, no São Luís Shopping

Contato para a imprensa: CORES COMUNICAÇÃO – Dalva Rêgo – 98887-8616 / Juliana Silveira – 99609-9106​

Sem comentário para "IMAGEM EM MOVIMENTO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS