Crianças e adolescentes da Casa do Bairro participam de oficina socioambiental

0comentário

Crianças e adolescentes atendidos pela Semcas constoem objetos a partir de lixo eletrônico
Oficinas e outras atividades desenvolvidas na Casa do Bairro, equipamento da Prefeitura de São Luís, têm beneficiado crianças e adolescentes do Desterro e bairros vizinhos, como Praia Grande e Portinho. Na manhã desta terça-feira (5), jovens participaram da oficina Fábrica de Desmontação, com criação de produtos a partir de lixo eletrônico. Além de ser uma iniciativa que visa despertar nos participantes a responsabilidade socioambiental, a oficina é uma forma de ocupação para os jovens da região.

Participaram da oficina crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), executado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Durante a atividade, os jovens confeccionaram porta-retratos reutilizando peças de um teclado que seria jogado no lixo. Outras opções de produtos feitos com uso de materiais eletrônicos também foram apresentadas aos jovens, para que eles possam reproduzir em suas casas ou criar novas propostas.

A atividade foi oferecida pela Pastoral do Menor, através do projeto Fábrica de Desmontação, em articulação com a Rede Amiga da Criança. “A proposta da oficina é orientar os jovens acerca dos cuidados com o meio ambiente, a partir do reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo. Além disso, nosso objetivo é oferecer atividade e formação e desenvolver a sociabilidade entre os jovens, dando uma oportunidade para que eles possam sair das ruas”, disse a coordenadora do projeto, Rosiete Rodrigues.

Jovens que participaram da atividade aprovaram a iniciativa. “Eu nem imaginava que a gente podia utilizar as teclas do computador para fazer porta-retratos. Aprendendo essas coisas a gente contribui com o meio ambiente e ajuda a natureza”, disse Yasmin Pinheiro, 17 anos. “Gosto demais de vir pra Casa do Bairro. Antes eu só ficava em casa e aqui já aprendi muita coisa”, João Vitor Machado, 12 anos.

CASA DO BAIRRO

Além da assistência social, outras atividades nas áreas de cultura, arte, lazer e saúde são desenvolvidas na Casa do Bairro. São atendidos pelo equipamento social crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O conjunto de atividades oferecidas pelo poder público municipal e em parceria com outras entidades e instituições tem transformado a realidade da região.

“A gente faz um trabalho progressivo que vem apresentando resultados muito positivos na vida das crianças e suas famílias, que são também alcançadas pelas atividades da casa. Fazemos esse acompanhamento constantemente e atuamos ainda junto à escola. Os benefícios desse trabalho conjunto são perceptíveis na região”, ressaltou uma das diretoras da Casa do Bairro, Eliane Santos.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

Em São Luís, mais de cinco mil pessoas são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). São 224 grupos distribuídos em 60 bairros, desenvolvendo atividades que contam com a parceria de uma rede socioassistencial formada por 58 entidades conveniadas. O serviço busca fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes. Além disso, as atividades desenvolvidas possuem um caráter preventivo e são sempre pautadas na defesa e afirmação dos direitos, como forma de enfrentamento para a vulnerabilidade social.

Sem comentário para "Crianças e adolescentes da Casa do Bairro participam de oficina socioambiental"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS