Grupo de desportistas de 1953 promove 27ª Edição dos Jogos Amigos

0comentário
Mauro Fecury atleta do grupo de 1953 e idealizador dos Jogos Amigo
Uma tradição que se repete há 27 anos. Um encontro para reunir amigos e amantes do esporte de 1953 chega a sua 27ª edição. Os “Jogos Amigo” que será realizado hoje (sábado) a partir das 9h, no núcleo esportivo do da Universidade Ceuma, Renascença II, deve reunir ao todo, mais de 500 pessoas em uma grande confraternização dos desportistas e seus familiares.
 O grupo de esportista foi fundado em 1953, por amigos que queriam jogar basquete, vôlei, futsal e futebol de campo. Esses garotos foram os precursores das modalidades no estado. Unidos, o grupo participou também da vida social, cultural e política da São Luís dos anos 1950. A sua grande maioria teve destaque nas profissões que escolheram e tornaram-se famosos. Entre os fundadores do grupo de amigos estavam Janjão, Cláudio Alemão, Zé Costa, Mauro e Miguel Fecury e Alcir Zeni.
O senador Mauro Fecury, um dos membros daquele grupo de atletas, foi quem idealizou os Jogos Amigo como uma forma de reunir anualmente os atletas que revolucionaram o esporte maranhense nos anos 1950. “Não posso ficar de fora dessa festa. Sinto muito orgulho dos jogos, pois somente uma vez por ano conseguimos reunir velhos amigos”, analisou.
Para o escritor, historiador e jornalista e presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, um dos organizadores dos Jogos Amigo, a festa é o coroamento de uma idéia do ex-senador Mauro Fecury. “São colegas que tem nessa festa a oportunidade de se confraternizar. Muitos deles moram em outras cidades e vêem a São Luís apenas para participar dos Jogos Amigo”, disse.
Benedito Buzar ainda recorda das disputas entre as duas maiores equipes de basquete do final da década de 1950: Os Milionários e o 8 de Maio. “De Milionários a equipe só tinha o nome, pois com exceção do Eliéser que era de família rica, todos eram estudantes e não tinham dinheiro. Havia uma grande rivalidade, porém, todos eram amigos. Naquela época São Luís era uma cidade muito pequena com cerca de 200 mil habitantes e todo mundo se conhecia”, lembrou.
Além da velha parceria de 62 anos, o grupo demonstra união e muita felicidade na receptividade de novos amigos todos os anos, quando se reúnem em torno de atletas para disputar campeonatos divididos em 2 times e em três modalidades: futebol de campo, basquete e vôlei.
 Após a competitividade, há a famosa feijoada, momento em que mais amigos se juntam e os que não jogam mais fazem a festa. Este ano terá como atração cultural o cantor Altemar Dutra Júnior e Teresa Canto.

Sem comentário para "Grupo de desportistas de 1953 promove 27ª Edição dos Jogos Amigos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS