Cine Teatro da Cidade recebe encerramento das atividades do ano do projeto Ritmos da Vida

0comentário
Aproximadamente 2.500 pessoas já foram contempladas pelo projeto desde 2015

A 10ª edição do Ritmos da Vida, especial de natal, finalizou o terceiro ano de atividades do projeto, no Cine Teatro da Cidade. Para 2018, as ações iniciam em março, acontecendo bimestralmente. Ao todo, aproximadamente 2.500 pessoas já foram contempladas pelo projeto desde 2015, em uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado que visa um tratamento humanizado aos pacientes atendidos pelo Hospital Nina Rodrigues e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas – AD e CAPS III), além de detentos do Sistema Prisional do Maranhão e das Unidades de Acolhimento Estadual (UAE) e Residências Terapêuticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“É uma forma de promover a inclusão social e cultural, dando acesso à cultura para presos psiquiátricos e nós como equipamento público de cultura colaboramos para expandir o acesso aos espaços culturais e ajudar no processo de ressocialização dos pacientes desses serviços. Estas pessoas, que vivem conflitos sociais, podem descobrir através da arte uma oportunidade de mudar de vida e dar novo significado para ela. O projeto é uma troca afetiva que desde 2015 leva ao palco o que eles produzem dentro do espaço terapêutico, com os pacientes sendo plateia e protagonistas do espetáculo”, explicou André Lobão, diretor do Cine Teatro da Cidade.

A programação foi composta pelo Coral CAPS AD, entrega de certificados do SENAC e apresentação do cantor Luiz Gonzaga, atendido pelo CAPS Filipinho. A edição também contou com a parceria do Lar do Zé, que realiza fabricação de vassouras e prestigiou o evento. Na oportunidade, houve a desinternação de um paciente do Hospital Nina Rodrigues, que irá para internação de Residência Terapêutica Municipal.

Luiz Gonzaga disse que foi sua primeira experiência com o público e está muito satisfeito com o resultado. “Escrevi uma música para este momento, a primeira vez que me apresentei. É gratificante, porque dá significado ao trabalho que venho fazendo de cantor e compositor. Não pretendo parar, quero entrar na Escola de Música e me capacitar cada vez mais”, ressaltou.

O diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, destacou que a principal evolução percebida é a desenvoltura dos pacientes ao participarem do projeto. “É grande o número de pessoas que passaram pelo Ritmos da Vida nestes três anos e percebemos cada vez mais a evolução de todos que participam, eles começam a se preparar para as apresentações, se sentem valorizados, as famílias são envolvidas no processo e vem prestigiar, conseguimos ampliar nossos serviços, fazer novas parcerias e garantir um tratamento mais digno, humanizado e com fortes chances de recuperação”.

Sem comentário para "Cine Teatro da Cidade recebe encerramento das atividades do ano do projeto Ritmos da Vida"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS