‘Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua no Mercado Central de São Luís

2comentários
O delegado do 1° Distrito Policial (DP), Joviano Furtado e o coordenador do CAP-AD MA, Marcelo Soares Costa

Hoje pela manhã, foi realizada a segunda “Operação Resgate” promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Universidade CEUMA, que tem o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecê-los um tratamento eficiente; 3 pessoas em situação de rua foram internadas no Caps ad e uma pessoa do sexo feminino com transtornos mentais foi encaminhamos para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Nina Rodrigues para dar segmento no protocolos de atendimento psiquiátricos.

Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, exames laboratoriais, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 400 pessoas foram atendidas.

A ação iniciou às 6h e foi até às 12h, no Mercado Central, um dos locais de São Luís com maior números de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. “Mais uma ação positiva é a segunda ação em saúde física e mental do CAPS AD Maranhão, secretaria de saúde junto da comunidade. Nós recebemos vários moradores aqui. Nossa equipe orienta sobre como é o tratamento e fica a cargo deles decidir se querem ou não fazer”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.

O levantamento feito pelo Caps AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack. Em 2017, foram realizadas 11 ações e centenas de pessoas foram atendidas.

Mais de 400 atendimentos foram realizados na segunda “Operação Resgate”

2 comentários para "‘Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua no Mercado Central de São Luís"


  1. Alice

    Mas que coisa boa!! parabéns a todos engajados nesse projeto Operação Resgate.

  2. Alice

    Mas que coisa boa! Parabéns a todos engajados nesse projeto Operação Resgate.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS