Prefeitura leva serviços do Todos por São Luís para a Vila Ariri

2comentários

Em sua 61ª edição, o programa, criado na gestão do prefeito Edivaldo, já atendeu mais de meio milhão de pessoas com ações em diversas áreas

Durante o Todos por São Luís na Vila Ariri, uma série de serviços e ações beneficiaram os moradores do bairro e áreas adjacentes

“Há mais de cinco anos eu não realizava uma consulta médica. Nós, homens, relutamos muito para ir a médicos, o que acaba acarretando problemas futuros à nossa saúde. Por isso aproveitei a presença do mutirão de serviços da Prefeitura aqui em nosso bairro e fiz logo diversas consultas que estava precisando”, relatou o pedreiro Daniel Reis, 61 anos, uma das primeiras pessoas a ser atendidas na culminância do Programa Todos por São, realizado neste sábado (28), na Vila Ariri, nova comunidade da região Itaqui-Bacanga a receber o projeto que é executado pela Prefeitura de São Luís.

É para pessoas como o Daniel Reis e tantas outras que necessitam da presença mais próxima do poder público que o Todos por São Luís se destina. Em sua 61ª edição, o programa já atendeu mais de meio milhão de pessoas com ações em diversas áreas como saúde, assistência social, segurança alimentar, arte, educação, esporte e lazer, entre outras. Mais de 430 bairros da capital já foram contemplados com ações do projeto que tem como coordenadora geral a primeira-dama Camila Holanda.

“A cada realização do Todos por São Luís temos a oportunidade de estar mais perto das pessoas, olhar em seus olhos e ouvir seus anseios, porque esse é o objetivo primordial desse projeto tão importante e que tem a marca da gestão do prefeito Edivaldo, que busca sempre cuidar com carinho das pessoas e valorizar a vida comunitária”, afirmou Camila Holanda.

A caravana itinerante de serviços sociais desenvolvidos pelo Programa Todos por São Luís contemplou pela 13ª vez comunidade da área Itaqui-Bacanga, uma das regiões mais populosas da capital maranhense. Na culminância do programa na Vila Ariri, a população teve acesso a atendimentos de saúde como consultas com clínico geral, oftalmologista, pediatra, ginecologista, ortopedista, nutricionista, dentista, além de atendimento de saúde bucal, aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV e aconselhamento, distribuição de preservativos, orientação sobre tuberculose, cadastro para cartão do SUS, farmácia básica, vacinação humana e animal, entre outras ações.

SERVIÇOS

A ação na Vila Ariri contou, ainda, com o suporte do Consultório Volante do Programa Saúde para Todos para a realização de exames preventivos ginecológicos, atendimento odontológico, entre outros serviços de saúde.

Além dos serviços de saúde preventiva, os moradores da Vila Ariri e bairros adjacentes também receberam atendimento social do Cras e Creas, no qual obtêm informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família; do Espaço do Empreendedor, para formalização de pequenos negócios; além do atendimento do Seja Digital, para aquisição do kit de conversão da TV analógica para o sistema digital, entre outras ações.

Outros espaços bastante frequentados do mutirão foram os de embelezamento, onde os visitantes puderam realizar cortes de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, entre outros serviços na área.

A dona de casa Alexsandra Torres Rodrigues, 22 anos, chegou cedo ao local para participar da ação. “A gente passa o tempo todo envolvida com os trabalhos domésticos que, quando temos uma oportunidade como essa, não podemos perder”, disse ela, sorrindo, enquanto recebia os cuidados no setor de embelezamento do mutirão. Antes, ela levou o filho Alenylson, 3 anos, ao consultório odontológico do mutirão, onde o garoto fez aplicação de flúor e limpeza nos dentes.

A também dona de casa, Gracilene Arouche dos Santos, 34 anos, levou o filho ao pediatra. “Por diversos motivos, sejam eles pela correria diária, a jornada intensa de trabalho ou falta de dinheiro mesmo, deixamos de nos cuidar e de dar a atenção devida à saúde de nossos filhos. O mutirão realizado pela Prefeitura nos proporciona essa oportunidade, pois além de facilitar o atendimento, vem até nossa comunidade”, relatou.

Já a pequena Yasmim Pinheiro Silva, 8 anos, só queria brincar no estande de arte infantil montado no espaço. Feliz, ela mostra o desenho que começava a pintar. “Adoro desenhar e pintar, por isso sempre que vou ao mutirão fico nesse espaço que é o meu preferido”, contou a menina.

OFICINAS

Durante a semana, a programa desenvolveu na comunidade capacitações por meio de diversos cursos e oficinas, como panificação, culinária regional, confecção de artesanatos, chaveiros, porta-toalhas, elaboração de bombons regionais, salgados, sorvete, entre outras oficinas.

2 comentários para "Prefeitura leva serviços do Todos por São Luís para a Vila Ariri"


  1. Guilherme

    Essa praça no rio anil já teve até assalto antes mesmo de ser inaugurada não adianta fazer algo bonito sendo que não tem segurança até o ponto final já teve arrastão as 5hs da manhã e as 18hs pode tá bonita a praça aqui no bairro Rio Anil mais a segurança e a infraestrutura do bairro tá feio.

  2. Guilherme

    Prefeitura a praça pode tá bonita mais a segurança e a infraestrutura do bairro tá feia viu

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS