Grupo Ceuma inaugura em Parnaíba mais um polo de graduação no Piauí

0comentário
O presidente do Grupo Ceuma, Clovis Fecury e o prefeito de Parnaíba, mão Santa, na inauguração do polo de Ensino a Distância inaugurada na cidade piauiense

O Grupo Educacional Ceuma (MA) inaugurou, no dia do aniversário de 174 anos de Parnaíba, o Polo de Graduação Online da Universidade Ceuma no litoral piauiense. Este é o segundo polo de ensino instalado no Piauí, que chega para estreitar os laços entre os dois Estados através da oferta de 11 cursos de graduação na modalidade Educação à Distância.

Na solenidade, estiveram presentes, o presidente do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury o vice-presidente José Azzulini, o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa (Mão Santa) e ainda secretários municipais e convidados. Em alusão ao aniversário da cidade, o prefeito Mão Santa conferiu a Mauro Fecury, membro da mantenedora e fundador do Grupo Ceuma, a Medalha do Mérito Parnaibano, que foi entregue ao filho Clovis Fecury.

O presidente do Grupo Ceuma, grato pela homenagem, enfatizou a importância do convite inicial do prefeito Mão Santa. “Este foi um desejo do prefeito Mão Santa, que há oito meses nos convidou e reivindicou a presença do Grupo Ceuma em Parnaíba. E qual era a nossa responsabilidade, para uma cidade deste tamanho, com este título dado pelo prefeito Mão Santa de ‘melhor cidade do mundo’, precisávamos fazer um produto diferenciado, moderno. Reunimos toda a equipe do Grupo Ceuma esta responsabilidade”, disse.

Em Parnaíba, a instituição atuará com um polo de educação à distância com um modelo diferenciado, com um conceito novo, que estreita cada vez mais a distância entre os alunos e a instituição. “Criamos um conceito totalmente novo, com uma infraestrutura feita com muita dedicação e este conceito que inauguramos hoje em Parnaíba é o conceito que nós vamos adotar daqui pra frente. Então, o Grupo Ceuma, nesse novo formato, nesse novo modelo, vai sair de Parnaíba para o resto do mundo”, confirmou o presidente do Grupo.

Na oportunidade da inauguração do polo no litoral piauiense, o vice-presidente do Grupo Ceuma, José Azzulini, reforçou a satisfação da expansão da instituição no Piauí. “Para o Ceuma é uma satisfação muito grande, chegamos a Parnaíba com muito orgulho. O nosso modelo que estamos implantando aqui é único dentro da nossa organização, que foi modificado para melhor, com muito mais tecnologia, que dá exatamente ao aluno um poder maior de aprendizado. É mais uma expansão que foi provocada por esta cidade, pedido do prefeito, e feliz estamos por estar aqui comemorando junto com a cidade o seu aniversário, que agora todos os anos será também o aniversário da nossa unidade junto com a cidade de Parnaíba”, confirmou.

O prefeito Mão Santa, agradeceu ao Grupo Ceuma pelo belo presente no dia do aniversário da cidade e enfatizou que será uma parceria de sucesso. “Parnaíba na sua grandeza, junto com o Grupo Ceuma, e toda a sua tecnologia com estes cursos, vai voar longe e ser luz no mundo”, finalizou.

Polo de Graduação Online oferece 11 cursos em Parnaíba

O Polo de Graduação Online do Ceuma em Parnaíba oferece desde já os cursos de Processos Gerenciais, Marketing, Logística, Gestão Pública, Gestão Financeira, Pedagogia, Letras (Língua Portuguesa), Administração, Gestão de RH, Ciências Contábeis e Gestão Ambiental.

As inscrições para o vestibular estão abertas e podem ser feitas a cada mês, de acordo com a abertura de uma nova disciplina, através do site: www.ceuma.br. “O período de inscrição acontece o ano inteiro. Nós desenvolvemos uma metodologia em que as disciplinas são ofertadas uma de cada vez e não simultaneamente, como nos cursos presenciais”, explicou o coordenador geral de EAD do Ceuma, professor Ricardo Martins.

O aluno pode focar somente no conteúdo de uma disciplina por vez, já que as mesmas são ofertadas separadamente. “Todos os meses a gente tem uma nova disciplina sendo ofertada e iniciada. Então o aluno pode fazer a sua inscrição e sua matrícula há qualquer tempo durante o ano, que automaticamente ele já inicia a sua primeira disciplina, subsequente da data que ele fez a sua matrícula para que inicie suas atividades. Para que conclua o curso é necessário que ele conclua todas as disciplinas que estão relacionadas na matriz curricular do curso que ele optou”, confirmou Martins.

Os diplomas obtidos nos cursos de graduação online valem tanto quanto o presencial. É um documento que vale para concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação. A informação sobre a modalidade do curso (EAD ou Presencial) não aparece no diploma. Os cursos superiores de Educação à Distância passam pelas mesmas avaliações do MEC que passam as instituições de educação presencial.

Modelo inovador deve se expandir para os novos polos do Ceuma

Em Parnaíba foi anunciado um novo modelo de Educação à Distância que será seguido nos novos polos do Grupo Ceuma pelo país. Mais tecnologia, oferta de novas plataformas, tudo com o objetivo de deixar a instituição cada vez mais próxima do aluno, mesmo se tratando do formato Educação à Distância.

O coordenador do EAD do Grupo Ceuma, professor Ricardo Martins, explica esta nova fase da instituição. “É um modelo de EAD que encurta essa distância da instituição com o aluno. ‘Seu curso é a distância, mas você não está sozinho nunca’, esse é um lema que temos na instituição. A gente busca o que tem de melhor da tecnologia para o encurtamento dessa distância, que o aluno tenha acesso a todas a etapas do processo de formação e todos os agentes que compõem esse processo. A gente lança mão das tecnologias para, justamente, encurtas essas distâncias com todas as plataformas que a gente possa ter, de áudio, de vídeo, de texto para que todos se comuniquem de uma forma dinâmica, concreta para construção da aprendizagem”, explica.

Além das aulas online, o aluno terá atividades e provas presenciais na grade curricular, e uma estrutura física de base para os seus estudos e pesquisas. “Estamos trazendo esta metodologia de graduação online contemplando outras atividades dentro do polo de apoio presencial. Aqui nós estamos aptos a cumprir todas as formalidades acadêmicas, mas também pretendemos desenvolver atividades de extensão para trazer a comunidade para dentro da universidade para discutir alguns temas que são relevantes para o estado, para a cidade, contando com talentos da própria cidade”, enfatizou Ricardo Martins.

A metodologia adotada coloca o aluno como centro do seu processo de aprendizagem, ele aprende fazendo, discutindo, com os tutores e professores sendo os mediadores desse processo. A estrutura física fica à disposição do aluno.

O horário de funcionamento do polo é de segunda a sábado. De segunda à sexta-feira o funcionamento é das 9h às 19 horas. No sábado, funciona das 8h às 18 horas. Durante a semana, o aluno terá disponíveis salas de aprendizagem virtual, onde pode vir fazer pesquisas e assistir suas aulas. “Dispomos de internet de alta velocidade para que o aluno consulte não só os materiais das disciplinas naquele momento, mas todos os materiais disponíveis na internet. Nós disponibilizamos aos nossos alunos acesso às principais bibliotecas virtuais existentes hoje no nosso país, contamos com mais de 1 milhão de títulos, nos mais diversas áreas do conhecimento, em que o aluno pode acessar e estudar”, confirmou o coordenador do EAD.

No sábado, que é o Dia D, serão realizadas as provas regimentais que acontecem ao final de cada disciplina e atividades extras, que é um projeto denominado “exercitando competências”. “Nesse projeto é onde a gente traz o aluno para discussões que são de conhecimentos gerais, mas de suporte à sua área de formação”, finalizou Martins.

Sem comentário para "Grupo Ceuma inaugura em Parnaíba mais um polo de graduação no Piauí"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS