Prefeitura de São Luís entrega próteses mamárias a mulheres mastectomizadas

0comentário

Ação integra as políticas públicas da gestão do prefeito Edivaldo voltadas para a saúde da mulher e tem como objetivo resgatar a autoestima feminina de mulheres que trataram câncer de mama

Próteses mamárias distribuídas pela Prefeitura são externas, para serem usadas no sutiãValdenice de Souza, dona de casa de 45 anos, ainda está em acompanhamento depois de ter feito uma cirurgia para tratar um câncer de mama. Desde 2016 ela vem tentando melhorar a aceitação do corpo, e encontrou ajuda no programa “Autoestima nunca é D+ – O Empoderamento da Beleza Feminina”, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que distribuiu, nesta quinta-feira (30), 130 próteses mamárias, beneficiando mulheres mastectomizadas. As próteses são equipamentos estéticos externos, utilizados no sutiã e feitos com material que não provoca reações nem rejeição no local da mama removida.

A entrega das próteses ocorreu no salão da Igreja Nossa Senhora da Glória (Alemanha) e contemplou mulheres na faixa etária de 20 a 60 anos que perderam as mamas em decorrência de câncer e não fizeram a reconstrução cirúrgica.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressaltou a importância da ação no processo terapêutico. “A gestão do prefeito Edivaldo tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida das mulheres e esse programa é muito importante porque ajuda a resgatar a autoestima num momento em que elas concluíram o tratamento e precisam ter confiança para retomar as atividades do cotidiano. Com o uso das próteses, essas mulheres vão viver muito melhor”, disse.

A trabalhadora rural Zila Silva Sousa, 66, teve o câncer de mama diagnosticado em um mutirão feito no Hospital da Mulher, da rede municipal de saúde. “Já faz dois anos da cirurgia que me curou, e agora faço acompanhamento a cada seis meses. Então só faltava mesmo a prótese para ficar tudo bem”, relatou.

Durante a entrega foram realizadas oficinas de acolhimento e beleza, sessões de fotos e mini palestras sensibilizando as mulheres a repassarem informações sobre a importância da prevenção.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, o mais comum entre as mulheres, e no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, representa uma das primeiras causas de óbitos na população feminina.

Sem comentário para "Prefeitura de São Luís entrega próteses mamárias a mulheres mastectomizadas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS