Prefeitura de São Luís combate descarte irregular com grande ação de limpeza no Coroado

4comentários

Durante a ação neste sábado (22) foram realizados serviços de capina, roçagem, remoção manual e mecanizada em pontos de descarte irregular

A comunidade aprovou a iniciativa e aproveitou para descartar de forma ambientalmente adequada os resíduos volumosos

O sábado (22) foi dia de intensificar os serviços de limpeza urbana em São Luís. A Prefeitura de São Luís realizou o Bota Fora Coroado. Durante todo o dia, os serviços de capina, roçagem, remoção manual e mecanizada em pontos de descarte irregular foram concentrados no bairro. A comunidade aprovou a iniciativa e aproveitou para descartar de forma ambientalmente adequada os chamados resíduos volumosos – eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis velhos e entulhos. A ação, que tem sido levada a vários bairros da capital, faz parte da política de gestão dos resíduos sólidos que vem sendo colocada em prática pelo prefeito Edivaldo.

A ação foi coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana com o objetivo de combater a formação de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos no Coroado, garantindo a limpeza da região e evitando o surgimento de focos de proliferação de insetos vetores de doenças como o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Outro objetivo da ação foi conscientizar a população acerca da importância do descarte correto de resíduos sólidos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância da ação. “Os resíduos volumosos são recebidos nos onze Ecopontos entregues pelo prefeito Edivaldo e que estão em pleno funcionamento em São Luís. A entrega deve ser feita de forma voluntária pela população, mas no Bota Fora a Prefeitura de São Luís faz o recolhimento porta a porta para ampliar os serviços de limpeza na região e informar a população sobre a forma correta de descartar o seu lixo domiciliar”, disse.

APROVAÇÃO DA COMUNIDADE

Os moradores do Coroado aprovaram a ação da Prefeitura de São Luís. A dona de casa Maria Madalena Andrade aproveitou a ação para descartar um conjunto de estofados que ela tinha em casa. “Eu estava há bastante tempo querendo jogar este estofado fora, mas não sabia como. Não queria jogar no meio da rua porque sei que é errado. Então, aproveitei o bota fora da Prefeitura para jogar o estofado fora do jeito certo”, disse a dona de casa que também mobilizou a vizinhança para a ação, incentivando-os a também colocar os móveis velhos na porta.

As ações de limpeza no bairro Coroado são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda segunda, quarta e sexta no período diurno, entretanto, o bairro tem pequenos pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a realização do Bota Fora e o trabalho de educação ambiental feito porta a porta. A Prefeitura de São Luís orienta que a comunidade do Coroado não acumule lixo no seu quintal, além de não fazer o descarte de forma incorreta.

O poder público municipal informa também que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina, devem ser descartados em um dos onze Ecopontos já em funcionamento na capital. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado e a população pode fazer o descarte por meio de carroceiros, carros de mão e pickups. Os Ecopontos ficam localizados no Parque Amazonas, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Jardim América, Cidade Operária, São Francisco e Anil.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana visitaram as casas informando os moradores sobre os prejuízos do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas para a saúde pública e para meio ambiente. Moradores receberam material informativo sobre o uso correto dos Ecopontos.

Carolina Moraes Estrela fez uma avaliação positiva do Bota Fora Coroado. “Ainda não temos como quantificar o quanto recolhemos de resíduos sólidos no bairro, mas vale lembrar que geralmente esse tipo de resíduos costuma ser descartado de qualquer forma nas vias públicas. Com o Bota Fora nós aumentamos a presença dos serviços da Prefeitura de São Luís no Coroado e melhoramos a limpeza da cidade”, afirmou.

4 comentários para "Prefeitura de São Luís combate descarte irregular com grande ação de limpeza no Coroado"


  1. Mateus

    Ótima ação, realmente precisava, quanto lixo

  2. LEANDRO

    Um belo trabalho realizado.

  3. roger

    Essa ação foi incrivel, as pessoas precisam se conscientizar e começar a usar de exemplo

  4. roger

    Essa ação foi incrivel, as pessoas precisam se conscientizar e começar a usar de exemplo

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS