Com nova edição do Reviva gestão do prefeito Edivaldo leva programação cultural ao Complexo Deodoro

2comentários

As duas praças receberão eventos como Sarau Histórico e de Carnaval além do novo Circuito Histórico do Complexo Deodoro

Eventos do Programa Reviva são apreciados por turistas e moradores de São LuísUma nova edição do programa Reviva está sendo preparada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e vem com novidades. Uma delas é no cenário, além da Praça Benedito Leite, parte da programação será realizada também nas praças Deodoro e Panteon – áreas totalmente revitalizadas e recentemente entregues à população, fruto de ação parceira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura de São Luís. Somado aos já conhecidos e consagrados eventos Sarau Histórico, Passeio Serenata e Roteiro Reggae, o Reviva apresenta à população o Sarau de Carnaval e o Circuito Histórico do Complexo Deodoro. Será uma vasta programação que inicia na próxima sexta-feira, 18 de janeiro, e prossegue até 6 de fevereiro, sempre aos fins de tarde. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

“O programa Reviva, que atraiu grande público em todas as edições de 2018, volta este ano com uma programação ainda mais especial para reforçar o valor da nossa cultura e da nossa história, por meio da música, do teatro, da dança, da literatura e outras formas de expressões artísticas que contribuíram para a formação cultural da nossa cidade e da nossa gente”, destacou o prefeito Edivaldo destacando ainda que ao levar a programação também para o Complexo Deodoro a Prefeitura de São Luís busca consolidar o espaço como mais um local de lazer e diversão para as famílias ludovicenses e para os turistas que visitam a capital.

O Reviva tem colaborado de maneira marcante para divulgação da cidade e para elevar o nome de São Luís no cenário turístico e cultural do país, reforça o prefeito. “Dessa forma, contribui forte e significativamente para atrair grande volume de turistas, assim como também maranhenses que passam a conhecer mais sobre nossa história”, pontua Edivaldo.

Principal novidade da nova programação do Reviva, o Circuito Histórico do Complexo Deodoro terá como foco a história das praças Deodoro e Panteon e dos 18 bustos de nomes da literatura maranhense expostos no local. Em uma espécie de sombreiro, espaço fixo montado na Praça Panteon, monitores levam ao público um pouco sobre a história destas praças e também sobre a vida dos escritores maranhenses destacados nos bustos. A programação segue com um passeio para que o público contemple a estrutura das praças. As atividades terão inicio este mês e prosseguem de segunda a sábado, sempre a partir das 17h.

Outra inovação do Reviva, o Sarau de Carnaval vai relembrar as marchinhas das antigas festas e levar o público a um passeio pela folia de momo de outrora. Uma memória que será resgatada com o programa, pontua a secretária de Turismo, Socorro Araújo, lembrando que a Praça Deodoro já foi o grande palco dos desfiles das escolas de samba da capital. “O evento pretende reviver os grandes carnavais do passado, com suas marchinhas, alegorias e adereços que marcaram época e fizeram a alegria da festa no início do século passado, tanto nos salões como nas ruas da capital maranhense”, reforça a gestora. O Sarau de Carnaval será dia 6 de fevereiro, na Praça Deodoro, a partir das 19h.

PRESERVAÇÃO

A nova edição do programa Reviva vem com novas temáticas, mas sempre focadas na importância da preservação da memória, dos fatos e personalidades que contribuíram para a construção da identidade cultura local, enfatiza a titular da Setur. “A Prefeitura de São Luís está oportunizando a população conhecer sobre o seu passado de forma lúdica e alegre, para entender melhor a importância da preservação dessas memórias na construção do seu presente”, disse.

A ideia encampada pelo prefeito Edivaldo é requalificar a consciência crítica da sociedade para com sua própria história e sua cultura, reitera Socorro Araújo. “Isso tem sido feito também pela ocupação dos espaços públicos com eventos como o Programa Reviva, que busca consolidar a forte identidade cultural de São Luís que é patrimônio da humanidade”, observa a gestora do Turismo municipal.

PROGRAMA

O Reviva, consagrado por contar histórias que exaltam a cultura, o povo e as tradições maranhenses, nesta edição retorna com os projetos já consagrados. O Sarau Histórico passa a ser realizado na Praça Panteon e terá como tema o Panteon Maranhense. A programação, marcada para dia 18 de janeiro, às 19h, vai prestar homenagem às personalidades que contribuíram para a literatura e cultura maranhense, cujos bustos estão no local.

“A proposta é ressaltar a representatividade desses intelectuais para a história local e, ainda, despertar o sentimento de pertencimento da população para com o patrimônio público, estimulando a preservação da Praça do Panteon e dos bustos das personalidades dispostas ali. O Sarau Histórico sobre o Panteon Maranhense vai promover o resgate da memória da produção literária e cultural ludovicenses com apresentações musicais e teatrais, da forma como ocorrem nas edições do evento”, explica Socorro Araújo.

O Passeio Serenata permanece na Praça Benedito Leite, de onde parte em cortejo pelas ruas da Praia Grande, dia 23 de janeiro, às 19h. O trajeto percorre o largo da Praça Dom Pedro II e ruas da Praia Grande, com acompanhamento musical durante todo o percurso, ressaltando a história e a cultura da cidade, sob a apreciação de turistas e nativos. O Reviva contempla ainda o Roteiro Reggae, passeio ao som do ritmo jamaicano muito apreciado pelos maranhenses e que deu à capital maranhense o título de Jamaica Brasileira.

O programa Reviva consiste em um pacote de atividades voltadas para o fomento do turismo, visando movimentar e revitalizar o Centro Histórico da capital. Ano passado foram realizadas cinco edições do programa, entre julho e dezembro. A iniciativa vem se consolidando como uma das ações mais importantes do setor, por atrair grande volume de pessoas que prestigiam as atividades.

2 comentários para "Com nova edição do Reviva gestão do prefeito Edivaldo leva programação cultural ao Complexo Deodoro"


  1. Lurdes

    Nossa que legal! Gosto demais desse evento.

  2. MARIO

    Muito bom, o espaço pra lazer da familia

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS