QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA

0comentário
A psicóloga e enfermeira Sanna Brandes, da PMMA, que proferiu a palestra “Principais Patologias Psíquicas que acometem o Colaborador no Ambiente de Trabalho” para colaboradores do HSLZ e Grupo Mercúrio.

Campanha Janeiro Branco, deflagrada para servidores do HSLZ, alerta para importância da saúde mental  

Uma palestra voltada para os colaboradores dos diversos setores do Hospital HSLZ (Hospital dos Servidores) marcou a abertura da campanha interna Janeiro Branco “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, deflagrada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HSLZ e Grupo Mercúrio e que visa alertar os colaboradores para a importância da gestão das emoções e o cuidado para com as patologias da mente.

O Diretor do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo conduziu a solenidade que aconteceu no auditório do hospital, e que teve a parceria especial da Polícia Militar do Maranhão, através do Cel. Bayma e da psicóloga e enfermeira Sanna Brandes, que palestrou sobre o tema “Principais Patologias Psíquicas que acometem o Colaborador no Ambiente de Trabalho”.

Essa campanha é mais que oportuna pois dados contemporâneos mostram que as patologias da mente estão entre as que mais acometem pessoas de todas as idades, sexos e profissões; tirando sua qualidade de vida e em muitas vezes podendo até ser fatal, levando ao suicídio inesperado.

Por doença psicossomática entende-se qualquer sintoma físico ou psíquico que tenha origem na mente do paciente. Ou seja, embora se manifeste concretamente, não tem necessariamente uma origem orgânica. Portanto, o fato dela ter origem na mente, não quer dizer que não exista realmente. As principais causas das doenças psicossomáticas são o estresse, a ansiedade, a frustração, entre outras emoções que, quando não controladas ou gerenciadas adequadamente, podem causar depressão, além de afetar diversos outros sistemas orgânicos. Dentre os principais sistemas afetados estão o cardiológico, o respiratório, o gastrointestinal, o dermatológico, o endócrino e o nervoso.

Como se vê, não são poucos os malefícios que podem ser causados pelo lado emocional das pessoas. Com tais sistemas afetados, as principais doenças que podem se manifestar são depressão, transtorno de ansiedade, síndrome de burnout,  úlcera, gastrite, asma, bronquite, diabetes, dermatites, hipertensão, angina, taquicardia, enxaqueca, entre outros. Portanto, aos menores sinais de estresse, desânimo, pânico ou depressão a pessoa não deve ter vergonha ou medo, e procurar ajuda profissional o mais rápido possível. E melhor ainda é prevenir esses males, adotando práticas como alimentação saudável, exercícios físicos regulares e práticas de relaxamento como yoga e meditação entre outras terapias que aumentam a qualidade de vida e ajudam a combater o estresse e seus males.

A palestrante convidada Sanna Brandes recomendou a todos a auto-observação permanente para evitar esses males:

“Devemos nos olhar como um todo. E saber que quando não estamos bem dentro de nosso universo estamos predispostos a adquirir algumas dessas sérias patologias. Recomendo a todos a auto -observação permanente e ao menor sinal de estresse, que se procure ajude para reverter essa situação. Pessoas felizes produzem mais e melhoram o ambiente de trabalho”, disse a palestrante.

“Nós do HSLZ e do Grupo Mercúrio entendemos que para poder cuidar bem dos pacientes, nosso staff precisa estar bem e isso começa com uma mente equilibrada e saudável. Portanto, além de um bom ambiente de trabalho, cuidamos do nosso staff com alertas como essa campanha do Janeiro Branco, que visa não apenas ajudar diretamente os colaboradores do Grupo Mercúrio, mas estendo esse benefício da conscientização sobre a importância da gestão das emoções a todos da comunidade, tendo nosso staff como multiplicadores desse conhecimento. Agradecemos a parceria da PMMA através do Cel. Bayma e à psicóloga Sanna Brandes pela palestra que foi bastante importante na abertura dessa ação Janeiro Branco do HSLZ”, declarou o Diretor Geral do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo.

Sem comentário para "QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS