A Unidade de Acolhimento (UA) de pacientes do CAPS AD Estado localizada na Cohab completou cinco anos

1comentário
O coordenador do CAPS AD, Marcelo Costa, ao lado da coordenadora da UA, Daiane de Oliveira Costa

A Unidade de Acolhimento (UA) localizada na Cohab completou cinco anos ontem (18). Este serviço foi criado em 2014 para atender uma necessidade antiga do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CAPS AD Estado.

“CAPS AD Estado, que serviria como internação para casos de usuários acolhidos na operação resgate e que precisassem de internação integral, uma vez que o tratamento no CAPS se dá apenas durante o dia de segunda a sexta feira”, explicou o diretor do CAPS AD, Marcelo Costa um dos responsáveis pela implantação da UA Estadual.

A unidade de acolhimento foi implantada tendo 14 leitos de internação integral onde a sua porta de entrada é o CAPS AD Estado que além de encaminhar casos que sejam necessários, também é responsável por todo o matriciamento em saúde mental: práticas e concepções trazidas por equipes de referência, matriciadores e gestores, desde a entrada do paciente até a saída.

Assim como sua assistência farmacêutica e médica, a UA possui uma equipe multidisciplinar formada por terapeutas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, administrativos e outros, o paciente quando encaminhados pelo CAPS AD para lá, podem ficar de 30 dias até 6 meses período este q a equipe deve fazer a reintegração do mesmo em suas famílias.

Hoje a UA tem uma coordenação ligada à direção do CAPS AD Estadual e responsável pelas atividades e pela equipe que lá prestam assistência, hoje tem nove pacientes em assistência integral , na maioria pessoas que viviam em situação de rua ou nos interiores com agravos maiores relacionados a dependência química q foram encaminhados pela equipe do CAPS AD.

“O CAPS AD e a UA são o mesmo serviço só, devendo recuperar o indivíduo em sua integralidade, e desde q a implantamos a cinco anos é o único especializado em internação voluntária para dependência química”, explicou dr Marcelo Costa diretor do CAPS e especialista em saúde mental.

Veja vídeo:

1 comentário para "A Unidade de Acolhimento (UA) de pacientes do CAPS AD Estado localizada na Cohab completou cinco anos"


  1. Iara Maria Gomes de Melo

    Qual endereço e telefone da UA dá COHAB?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS