Prefeitura de São Luís prossegue com grande mutirão de limpeza no bairro Bequimão neste sábado (30)

0comentário

Reforçando a limpeza no bairro Bequimão, a Prefeitura de São Luís realiza uma grande ação do Bota-Fora para recolhimento de resíduos volumosos; a ação, que integra a política de resíduos sólidos do prefeito Edivaldo, teve inicio na sexta-feira e segue neste sábado


Prefeitura de São Luís recolhe resíduos sólidos em ação de limpeza no Bequimão nesta sexta (29)

Como parte da politica de resíduos sólidos colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acontece desde sexta-feira e segue neste sábado (30) a programação do Bota-Fora Bequimão. A ação faz parte dos serviços preventivos que estão sendo realizados pela Prefeitura de São Luís desde o início do ano e foram intensificados desde o último domingo (24) quando as chuvas ficaram mais intensas na capital. Durante a manhã desta sexta-feira foram recolhidos os chamados resíduos volumosos pelas ruas do bairro. As ações bota-fora realizadas este ano já somaram 55 toneladas de resíduos recolhidos e além de reforçar os serviços de limpeza urbana, têm o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo doméstico.

As ações de limpeza no bairro Bequimão são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda terça, quinta e sábado no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a Prefeitura de São Luís concentrará os serviços de remoção manual e mecanizada no bairro e comunidades do entorno neste fim de semana.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou que o Bota-Fora é uma ação que intensifica o trabalho de limpeza urbana já realizado diariamente pela Prefeitura de São Luís. “Durante o Bota-Fora fazemos uma coleta mais concentrada, indo direto nas casas da população, mas estes materiais já são recebidos nos 11 Ecopontos em funcionamento em São Luís, por isso, também fazemos uma ação de educação ambiental para conscientizar a população sobre como fazer o descarte correto do resíduo domiciliar e os benefícios que isto traz”, disse.

A ação tem o objetivo também de combater as chamadas arboviroses, que são doenças transmitidas por insetos, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, cuja incidência aumenta no período de chuvas. Além disto, o descarte irregular dos resíduos sólidos pode causar o entupimento de bueiros e galerias, impedindo o escoamento adequado das águas das chuvas, provocando alagamentos entre outros transtornos.

BOTA-FORA

O bota-fora é uma oportunidade para que a população possa descartar de forma correta os chamados resíduos volumosos. Foi o que fez a dona de casa Lourimar Mendes Araújo, que botou fora uma TV que há muito tempo estava sem uso. “Eu não ia jogar na rua porque sei que isto é errado, então, estava guardando ela aqui em casa. Quando me falaram que ia ter o bota-fora, aproveitei a chance e coloquei ela na porta junto com outros entulhos que tinha aqui”, disse.

AÇÕES AMPLIADAS

A Prefeitura está ampliando as ações bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultado no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. Na semana passada a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos.

Saiba mais
O que são resíduos volumosos?
Os chamados resíduos volumosos são aqueles que apresentam grandes volumes e dificuldade de manejo. São compostos principalmente por móveis, eletrodomésticos, pneus, sucatas, entulhos de obras, restos de poda e capina etc. Estes resíduos não são recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar porta a porta, cabendo ao cidadão fazer a destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/2010.

Como o cidadão deve fazer o descarte destes resíduos?
Em São Luís, os resíduos volumosos devem ser entregues de forma voluntária em um dos 11 Ecopontos já entregues pela Prefeitura. Os Ecopontos ficam localizados nos bairros Parque Amazonas, Bequimão, Habitacional Turu, Angelim, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco, Anil e São Raimundo. Os Ecopontos funcionam de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h.

Sem comentário para "Prefeitura de São Luís prossegue com grande mutirão de limpeza no bairro Bequimão neste sábado (30)"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS