Gestão do prefeito Edivaldo coloca em funcionamento mais um Ecoponto para a população da área da Cidade Operária

0comentário

Agora o bairro e entorno passam a contar com três equipamentos do tipo, sendo um no Jardim América, outro na Unidade 101 e o mais recente na Unidade 103; Ecopontos integram a política de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo


Prefeitura de São Luís investe em mais um Ecoponto para a população da Cidade Operária

Em maio deste ano, a política dos Ecopontos completa três anos de implantação. Dando seguimento à ampliação deste trabalho, a Prefeitura de São Luís entregou o Ecoponto Cidade Operária – Unidade 205. O equipamento começou a funcionar esta semana e já está em pleno uso pelos moradores do entorno. Este é o 12ª equipamento do tipo a entrar em funcionamento em São Luís. Os Ecopontos fazem parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e já garantiram o encaminhamento de mais de 23 mil toneladas de resíduos para a reciclagem. Os equipamentos, implantados em pontos estratégicos da cidade, beneficiam toda a população da capital e mais diretamente aqueles que moram nos bairros onde os Ecopontos estão instalados ou no entorno.

A região da Cidade Operária já conta com dois Ecopontos em operação. O Ecoponto Jardim América funciona desde março de 2017 e o Ecoponto Cidade Operária – Unidade 101 foi entregue em dezembro de 2017. O terceiro equipamento fica localizado na Avenida Leste 103, próximo à Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Mata Roma. A região recebeu mais um Ecoponto por ser uma área populosa.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que a entrega do novo Ecoponto no bairro Cidade Operária faz parte das ações de fortalecimento das políticas públicas de limpeza urbana na região e segue orientação do prefeito Edivaldo. “Estamos entregando mais um Ecoponto na Cidade Operária e em maio iniciaremos uma grande ação de limpeza em diversos bairros de toda a região. A entrega dos Ecopontos somada às nossas operações diárias e às ações de limpeza urbana terão como resultado uma população mais consciente e bairros mais limpos”, destaca.

O Ecoponto foi construído em um terreno onde costumeiramente era feito o descarte irregular de resíduos no bairro. Para controlar o acúmulo de lixo a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizava ações de remoção manual e mecanizada pelo menos duas vezes por semana no local.

Na próxima semana também serão realizadas ações de educação ambiental da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza no equipamento para informar à população sobre o uso correto do Ecoponto e como deve ser feito o manejo ambientalmente adequado dos resíduos sólidos domiciliares.

APROVAÇÃO DA COMUNIDADE

O Ecoponto Cidade Operária – Unidade 205 foi aberto para uso pela população no início desta semana e já foi aprovado pelos usuários. O morador Francisco Vieira disse que achou ótima a instalação do Ecoponto, pois assim os moradores podem descartar corretamente os materiais que podem ser reaproveitados. “Para mim é gratificante usar o Ecoponto e saber que o material que eu descartei servirá como fonte de renda para outras famílias. Estava na expectativa para que ele fosse inaugurado. Serei um usuário constante”, afirmou.

Já Bruna Lima disse que a instalação do Ecoponto é muito importante, pois assim eles têm um local específico para fazer os descartes dos resíduos que o serviço de coleta domiciliar não recolhe. “Agora é só a população deixar de jogar lixo em qualquer lugar, pois no período das chuvas esse lixo será responsável por alagamentos, e depois não adianta querer culpar a Prefeitura porque o caminhão da coleta passa regularmente e já temos dois Ecopontos no bairro”, disse.

CARROCEIROS CONSCIENTES

Quem também já está utilizando o novo Ecoponto da Cidade Operária são os carroceiros do entorno. Francisco das Chagas disse que gostou o Ecoponto Cidade Operária – Unidade 205 vai facilitar muito o trabalho dele. “Os moradores da área onde fica o Ecoponto sempre me contratam para jogar fora entulho e outros materiais que eles têm em casa. Agora eu tenho um lugar específico para descartar sem prejudicar a cidade”, disse.

Evaldo Costa disse que sempre teve consciência de que descartava de forma irregular o resíduo que transportava, mas agora irá mudar sua postura. “A gente precisa trabalhar para sustentar à família e, às vezes, só tínhamos locais impróprios para descartar o lixo. Agora com o Ecoponto eu não vou mais fazer isso e ainda vou incentivar meus colegas a usar também”, contou.

INCENTIVO À RECICLAGEM

Implantados desde 2016, os Ecopontos são uma política importante da gestão de resíduos sólidos em São Luís porque integram diversas ações. A principal delas é garantir à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, incentivando a reciclagem e atitudes sustentáveis.

Por meio dos Ecopontos, São Luís faz parte do grupo de 7% das cidades brasileiras que têm políticas efetivas de encaminhamento para a reciclagem dos resíduos gerados pela população. Em cerca de três anos mais de 23 mil toneladas de resíduos sólidos já foram entregues voluntariamente pela população nos Ecopontos de São Luís.

SAIBA MAIS
Que materiais são recebidos no Ecoponto?
ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)

Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento do Ecoponto?
Segunda-feira à Sábado, das 7h às 19h

Informações:
Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.

Sem comentário para "Gestão do prefeito Edivaldo coloca em funcionamento mais um Ecoponto para a população da área da Cidade Operária"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS