CBF realizou vistoria no Castelão para instalação do VAR na Copa do Brasil

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Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizaram nesta quinta (2) vistoria no estádio Castelão para instalação da estrutura do
 sistema de vídeo-arbitragem VAR (sigla em inglês de video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo), que foi lançado em meio a uma polêmica no Mundial de Clubes, que será utilizado na partida Sampaio Corrêa x Palmeiras, válida pelas Oitavas de Finais da Copa do Brasil 2019.


O responsável pela análise da estrutura designado pela CBF, Guilherme Barbosa, verificou o local onde os equipamentos serão montados e as questões que envolvem a segurança aos árbitros VAR que participarão do jogo.


Um relatório será encaminhado nos próximos dias à Federação Maranhense de Futebol (FMF), à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL) e ao Sampaio Corrêa, com as necessidade de adaptações que devem ser feitas.

Acompanharam a vistoria o vice presidente de Competições da FMF, Hans Nina, o responsável pelo Castelão, José Ribamar, e um representante do Sampaio, Eder Silva.

O Tricolor ganhou o direito de estrear na competição nacional apenas nas oitavas por ter sido campeão da Copa do Nordeste ano passado. Campeão brasileiro da Série A em 2018, o Palmeiras também jogará seu primeiro mata-mata nesta fase.

Sampaio e Palmeiras se enfrentaram pela Copa do Brasil em 1992, 2014 e 2015. O time paulista leva ampla vantagem: venceu cinco partidas e perdeu apenas uma. Houve, ainda, um empate.

Os jogos de ida e volta acontecerão em datas definidas em um novo sorteio a ser realizado pela CBF. No calendário do futebol brasileiro deste ano, a CBF separou para as oitavas de final os dias 15, 22 e 29 de maio e 5 de junho.

Para além do título, a premiação da Copa do Brasil é muito atrativa para os clubes. O valor separado para o campeão é de R$ 52 milhões. O vice levará R$ 21 milhões. Por toda a campanha, quem levantar a taça pode acumular até R$ 70 milhões.

O VAR é composto por um conjunto de câmeras que transmitem as imagens para uma sala isolada do campo, onde assistentes de vídeo podem rever as jogadas. Existem apenas quatro tipos de lances que podem ser revistos. Esta assistência pode ocorrer a pedido do árbitro (em caso de dúvidas em uma das jogadas que podem ser revistas), ou caso os assistentes observem um lance duvidoso e comuniquem o juiz da partida através do fone de ouvido.

Nesse momento, os assistentes de vídeo reproduzem as imagens em seus monitores e transmitem suas conclusões ao árbitro. É este último que toma a decisão final. Pode fazê-lo depois de também consultar as imagens em um monitor localizado na lateral ou confiar exclusivamente no critério dos assistentes.

Estes são os tipos de jogada que podem ser revistas pelo VAR

Gols

Os assistentes asseguram que a decisão correta sejatomada ao se Uma das funções do VAR é, segundo o site da FIFA, “ajudar o árbitro a determinar se houve alguma infração que impeça de validar o gol”. Inicialmente, pensava-se que o VAR não poderia corrigir o impedimento, porque este não é mencionado nas quatro situações (gols, pênaltis, cartões vermelhos e erros de identidade), mas, na verdade, o sistema está habilitado para reverter qualquer ação que possa ter influenciado um gol. Neste caso, dizem especialistas, o ritmo do jogo não é atrasado, porque o gol em si já paralisa a partida.

Pênaltis

Os assistentes asseguram que a decisão correta seja tomada ao se marcar (ou não) um pênalti.

Cartões vermelhos

Também colaboram para garantir que um jogador receba a merecida punição em caso de dúvida sobre a seriedade de uma falta ou infração.

Erro de identidade de jogadores

Em alguns lances com a participação de muitos jogadores, o árbitro não sabe quem fez a falta ou não vê o que acontece. Os assistentes de vídeo podem ajudá-lo a determinar quem cometeu a falta para não para advertir ou expulsar o jogador errado.

Como funciona o mecanismo?

1Jogada duvidosa. Após definir um lance no qual o um dos times em campo reclame da validade da decisão do artotro.

2. Revisão. A pedido do árbitro ou dos assistentes de vídeo, a jogada é revista através de monitores com diferentes tomadas de câmera. Os assistentes ficam em uma sala dentro do estádio e somente eles e o árbitro podem ver as imagens.

A comunicação ocorre através de transmissores. O árbitro pode ver as imagens em um tablet na lateral do campo. As imagens comprovam que não há violação do regulamento.

3. Decisão. Após analisar as imagens o árbitro valida ou não a sua decisão anterior.

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