Grupo Mateus investe em seus colaboradores e forma novos gestores

3comentários
Novos gerentes do Grupo Mateus em Imperatriz

“A ULMA é a oportunidade de valorizar nossos colaboradores”, diz coordenadora do programa.

Ter a oportunidade crescer dentro da empresa que trabalha é o desejo de muita gente. Além do crescimento profissional, é a chance de dar um salto na carreira e também, aumentar a renda. Proporcionar qualificação aos seus colaboradores já é uma prioridade de muitas empresas, afinal, aproveitar talentos internos é uma excelente forma de valorizar seus profissionais.

Para se ter ideia, segundo o Panorama do Treinamento do Brasil divulgado este ano, a média de investimento por colaborador aumentou 21% em relação ao mesmo período de 2018, o que significa uma maior preocupação com o rendimento dos colaboradores. Outro dado apontado pelo Panorama foi o crescimento de 47% na média de empresas brasileiras com universidade corporativa, em relação ao ano anterior.

Atento ao potencial de seus profissionais, o Grupo Mateus, em franca expansão no Maranhão, Pará e Piauí, é um grande exemplo de valorização profissional. O Grupo criou, em 2011, a Universidade de Líderes do Grupo Mateus – ULMA, responsável pela formação dos novos gestores. “É através de um programa de expansão bem alinhado que conseguimos a cada ano expandir o nosso grupo, o que só é possível com a colaboração de cada profissional. Por isso, a ULMA foi criada para que o nosso colaborador tenha a oportunidade de crescer junto com a empresa e assim ele cresce tanto profissional quanto pessoalmente, superando suas dificuldades e encontrando soluções”, explica a gerente de RH e desenvolvedora da universidade, Railma Lima.

Superação que o colaborador Edinaldo Belfort conhece muito bem. Tímido, pouco comunicativo e envergonhado o colaborador encontrou na universidade a oportunidade de se transformar em um grande líder. “Antes de entrar na ULMA eu não conseguia falar em público, tinha muita vergonha e não sabia liderar. Hoje sou uma pessoa mais comunicativa, consigo explica os assuntos necessários para outros colaboradores, gerir minha equipe e incentivar meus companheiros de trabalho”, conta o gerente de açougue do Grupo Mateus. Para sua esposa, a mudança não foi só no trabalho. “Desde quando começou o programa ele passou a conversar mais com a família, dividir os problemas e expor sua opinião. Ele se tornou um homem muito melhor”, declara Flaviane Belfort.

Outro exemplo de determinação é o jovem Vanderley Oliveira. Natural da cidade de Balsas, o jovem de 22 anos iniciou sua história no Grupo Mateus como auxiliar de estacionamento e hoje é exemplo de liderança. “Sempre sonhei em gerir uma equipe e quando conheci na ULMA logo me inscrevi. Na primeira vez eu não passei, mas na segunda tive bons resultados e vim para São Luís através da universidade e hoje eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ser um profissional melhor”, reconhece o jovem.

Formatura

Com 5 mil gestores já certificados, a ULMA formou na última semana em Imperatriz 24 novos gerentes, habilitados em liderança, feedback, gestão do tempo e produtividade, comunicação e oratória. Em São Luís, a cerimônia de formatura dos novos gestores aconteceu nesta segunda-feira (27).  Acompanhados de seus familiares, os formandos contaram a experiência transformadora que viveram com a universidade. Segundo a coordenadora da universidade, Valéria Siqueira, formar novos seus gestores para os desafios da loja e da vida é um grande orgulho. “Temos muito orgulho de fazer parte desse time. A cada novo dia nossos colaboradores se mostram mais preparados e prontos para assumirem cargos de liderança. Este ano, ainda vamos formar mais 412 novos gestores”, revela.

Investimento

Para manter a universidade de líderes, o Grupo Mateus destina todos os anos em torno de R$ 1 milhão. De acordo com Railma Lima, o investimento faz toda a diferença. “Não é à toa que o Grupo Mateus é reconhecido como uma empresa que investe no crescimento profissional de seus funcionários. Depois que nossos colaboradores começaram a participar do programa, o crescimento e expansão do Grupo mais que duplicou, o que é um sinal de que vale a pena investir em pessoas”, ressalta.

Valorização

Formar colaboradores conscientes, comprometidos e apaixonados pelo que fazem é um dos grandes pontos da ULMA. “Buscar no colaborador que passou por cargos da base o desejo de crescer profissionalmente e oportunizar a ele essa experiência é valorizar nossos colaboradores e a creditar no seu potencial”, pontua Valéria.

Os interessados em participar devem ter tempo mínimo de 4 meses de empresa e se candidatar ao cargo de gerência referente à área que pretende atuar. “Entendemos que investir na capacitação, desenvolvimento e treinamento dos nossos colaboradores é investir no sucesso da empresa. O treinamento constante nos leva a uma das nossas missões que é reconhecer os nossos talentos e atender as nossas estratégias de crescimento”, finaliza a coordenadora.

3 comentários para "Grupo Mateus investe em seus colaboradores e forma novos gestores"


  1. Pablo Santana Ribeiro

    Quero ser um gestor de hortifrute mateus

  2. LUIS PAULO DA SILVA COSTA

    Está inserido neste seleto Grupo, é um prazer, satisfação…
    O primeiro passo para quem almeja crescimento -Profissional ou Pessoal- se tornar um Líder, certamente deverá se inscrevê no programa ULMA… passando pelas etapas de seleção e, extraindo o melhor que se pode durante os momentos de aprendizagem… todos nós temos um potencial, precisamos apenas nos permitir…

  3. Silvestre de Castro Costa

    VOOOU SER GENTE DE FRENTE DE LOJA DO GRUPO MATEUS, PRETENDO ME IMPLEMENTAR CADA VEZ MAIS PARA UM DIA EU CONSEGUIR SER GERENTE GERAL DE UMA LOJA DO GRUP0, VEJO GM COMO UMA BOA OPORTUNIDADE PARA MIM E PARA VÁRIOS OUTROS QUE TEM O SONHO DE SER GESTOR DE SEU PRÓPRIO FUTURO “PORQUE MATEUS É FAZER BEM FEITO”. #FOCONAMETA #EUVOUESTALA

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS