CAPS AD Promove palestra no Centro de Saúde Genésio Rego

0comentário

Dr Marcelo Costa, diretor-geral do CAPS AD Estado, que teve como tema “No Futuro você vai desejar ter parado de Fumar”

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Tabaco, substância esta que é responsável pelo maior número de mortes evitáveis no mundo. Em alusão a data, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado e o Centro de Saúde Genésio Rego realizaram na manhã desta sexta-feira (31) diversas atividades preventivas e de cuidados a pessoa tabagista.

Uma das atividades foi a palestra proferida pelo Dr Marcelo Costa, diretor-geral do CAPS AD Estado, que teve como tema “No Futuro você vai desejar ter parado de Fumar”. “Ano passado, no Brasil, foram 156.200 mortes provocadas pelo fumo, 18%dos infartos são decorrência deste vício, 74%das bronquites e 78% do câncer de pulmão também acontecem em decorrência do tabaco” destacou.

Houve ainda ocorreram atendimentos realizados pela dentista Isabela, para triagem de câncer de boca, um das doenças provocadas pelo fumo.

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

Leis que instituíram ambientes 100% livres da fumaça do tabaco reduziram a mortalidade infantil no Brasil ao limitar a exposição de crianças ao elemento nocivo. Essa é a conclusão do estudo Legislação de Ambientes Livres de Fumaça de Tabaco e Mortalidade Infantil, lançado nesta sexta-feira, durante a cerimônia do Dia Mundial Sem Tabaco, no INCA.

Os pesquisadores também concluíram que a redução da mortalidade infantil foi maior nas unidades da federação que implementaram leis mais restritivas, em relação às unidades com lei mais permissivas. Caso todas as unidades da federação tivessem adotado, desde o início, a proibição total do fumo em locais públicos, outras 10.091 mortes de crianças com idade inferior a 1 ano teriam sido evitadas de 2000 a 2016. A hesitação da implementação das leis de ambientes nos estados é resultado direto da interferência da indústria tabageira.

Os estados e Distrito Federal brasileiros implementaram gradativamente, de 2000 a 2012, as chamadas “leis do ambiente livre da fumaça do tabaco”, com diferentes graus de proibição do fumo em locais públicos. Enfim, em 2014 foi regulamentada a lei federal de 2011, proibindo completamente o fumo em locais públicos fechados de uso coletivo. O estudo demonstra que, em 16 anos, a implementação das leis evitou a morte de 15.068 crianças com idade inferior a 1 ano, ou seja, reduziu a taxa de mortalidade infantil.

O tabagismo passivo está relacionado a várias doenças em crianças, como asma, bronquite, pneumonia e otites aguda e crônica, assim como com a Síndrome de Morte Súbita na Infância. No mundo, o tabagismo passivo causa cerca de 880 mil mortes por ano, sendo que cerca de 54 mil ocorrem em crianças de 0 a 4 anos.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD Promove palestra no Centro de Saúde Genésio Rego"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS