VII SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO NO HOSPITAL SÃO LUÍS

0comentário
Representantes do Grupo Mercúrio e HSLZ entre os convidados e palestrantes da VII SIPAT, engenheiro Alexandrino Mazzulo, Sec. Mun. de Saúde e Master Coach Lula Fylho e Lea Cristina Leda, Sup. Regional do Trabalho

Abertura contou com presenças da Sup. Regional do Trabalho Léa Leda e do Sec. Mun. de Saúde Lula Fylho

Com o slogan “Não comprometa seu futuro. Pratique atos seguros”, foi aberta na manhã da última segunda – feira (24.06) a VII SIPAT / Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Hospital São Luis (HSLZ) também conhecido como Hospital dos Servidores do Estado.

A solenidade aconteceu no auditório do HSLZ e foi voltado para todos os colaboradores, que de 24 a 28 de junho estão participando de uma ampla programação diária, que objetiva a conscientização e educação em relação à cultura de prevenção de acidentes. Além de palestras, a programação conta com atividades de cuidados pessoais como limpeza de pele, maquiagem, barba e corte de cabelo; aulão de Fitdance com o instrutor Victor Portela e atividades recreativas e de integração, como o Arraial da SIPAT que terá quadrilha de funcionários, premiações e comidas típicas.

O evento SIPAT é anual e segue as diretrizes regulamentadas na legislação trabalhista, que prevê que as empresas conscientizem de forma contínua os trabalhadores acerca da importância da Segurança do Trabalho. Participaram como convidados especiais e palestrantes da abertura o Secretário Municipal de Saúde de São Luís Lula Fylho; a Superintendente Regional do Trabalho Léa Cristina Leda e o Representante da SESMT, Engenheiro de Segurança do Trabalho Alexandrino Mazzulo; que compuseram a mesa juntamente com a Pres. da CIPA HSLZ (2018 / 2019) Flávia Roselli; a representante do Conselho do Grupo Mercúrio Chrystiane Vasconcelos e o Diretor Geral do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo.

Segundo dados apresentados pela Superintendente Regional do Trabalho Léa Cristina Leda, São Luís está entre as cidades maranhenses onde são registrados os maiores índices de acidentes de trabalho, juntamente com Imperatriz, Açailândia, Timon e São José de Ribamar. Ela ressaltou a importância de eventos como essa SIPAT do HSLZ para modificar esse cenário preocupante:

“Somente em 2018 essas cinco cidades maranhenses registraram mais de dois mil e setecentos acidentes do trabalho; sendo 1994 acidentes típicos; 696 acidentes de trajeto, 50 doenças ocupacionais e 30 acidentes fatais. Precisamos aumentar a conscientização de todos os trabalhadores sobre a importância da segurança do trabalho, assim como ter gestões anti riscos mais eficazes em todas as empresas”, declarou Léa Cristina Leda.

A programação de abertura foi encerrada com a palestra do Master Coach e Sec. Mun. de Saúde de São Luís Lula Fylho, que falou sobre o tema “Protagonismo e Propósito – Construindo Resultados Extraordinários”. Ele enfatizou a necessidade do planejamento diário e a longo prazo, não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal de cada colaborador.    

“Quem tem as rédeas de sua vida? Quem controla o seu tempo e os seus resultados? Qual o seu propósito de vida e de trabalho” ?

Com provocações como essas, ele ressaltou que é vital que cada pessoa assuma o protagonismo de sua vida, parando de culpar outros ou situações adversas pelos resultados que não se alcança. Reforçou que o trabalho em equipe e o planejamento são o segredo de empreitadas exitosas, ainda mais na área de saúde, onde todos se completam e são essenciais no propósito de salvar vidas. E que isso só pode acontecer com êxito, em ambientes seguros.

“Quem atua na área de saúde não deve ter trabalho, mas sim uma forte missão. Atuar diariamente com propósito é essencial para conseguir driblar as dificuldades que são muitas, e focar nos resultados positivos que se almejou no planejamento. Ter um time unido e alinhado é fundamental, e isso inclui os resultados de segurança do trabalho. Somente com trabalho de equipe, propósito e protagonismo podemos entregar mais e melhores resultados”, concluiu Lula Fylho.

O Diretor Geral do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo agradeceu a presença dos convidados e enfatizou a importância com que o tema Segurança do Trabalho é tratado no HSLZ e junto ao Grupo Mercúrio, mantenedor do Hospital:

“Segurança do Trabalho é nosso pilar básico para atingirmos as metas internas que são salvar vidas e curar pessoas. Somente com um ambiente seguro e um time comprometido com a cultura interna de gestão anti riscos, atingimos esse sucesso. Essa SIPAT é mais um, dos diversos esforços, que o Grupo Mercúrio e toda a Diretoria do HSLZ emprega em prol do fortalecimento de uma gestão focada em segurança e no respeito a cada um de nossos colaboradores”, disse o Diretor Plínio Tuzzolo.  

Sem comentário para "VII SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO NO HOSPITAL SÃO LUÍS"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS