Diversão com segurança é a melhor festa!

0comentário

A Cemar alerta para prevenção de acidentes na temporada junina

No período junino, muitos bairros fazem seus próprios arraiais e pensando nisso a Companhia Energética do Maranhão, chama a atenção para a prevenção de acidentes com energia elétrica e alerta sobre os cuidados que se deve ter com decorações e instalações elétricas. Para a brincadeira não ser interrompida, o Técnico de Segurança Cemar Victor Marinho lista os principais fatores que causam acidentes na temporada junina:

·         Os foguetes, rojões e fogos de artifícios. Quando manuseados incorretamente causam graves acidentes, o correto é comprá-los em lojas autorizadas e nunca soltá-los em direção às pessoas e nem na rede elétrica. 

·         As bandeirinhas juninas não devem ser amarradas na rede de telefonia, nem nos cabos de energia, estes adereços devem ficar a um metro de distância da rede, e para sua segurança usar escadas é a melhor maneira de pendurá-las, pois, subir em postes ou apoiar as escadas de metal na fiação elétrica gera uma situação de alto risco.

·         As instalações internas das barracas. Emendas nos fios, o uso de “T”s, e gambiarras em contato com a palha que reveste as barracas causam curtos circuitos levando a grandes incêndios. Nos casos de montagem de estruturas próximas a rede a elétrica a dica é contratar profissionais capacitados e fazer o aterramento para evitar choque elétrico.

Ligações Provisórias

Para os ambulantes e pessoas que pretendem comercializar produtos que necessitem de energia elétrica em seus pontos de venda, a Cemar lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes.

Para solicitar a ligação, os interessados podem se dirigir a qualquer uma das agências de Atendimento da Cemar espalhadas pela cidade com três dias de antecedência e levar: Carteira de identidade (RG), CPF, endereço completo de onde será realizada a ligação e a descrição da carga que será utilizada. Depois de efetuada a solicitação, o boleto gerado deve ser pago e informado à Cemar para que realize o serviço em até 72h.

Em caso de acidentes, é necessário isolar o local para evitar aglomeração de curiosos e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiro (193) e para Central de atendimento da Cemar, 116. Nunca tocar ou se aproximar de fios partidos. Eletricidade não é brincadeira, é coisa séria! Para a diversão ficar completa a brincadeira é feita com segurança.

Assessoria de Imprensa Cemar

Sem comentário para "Diversão com segurança é a melhor festa!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS