BRINCAR É BOM E FAZ BEM!

0comentário
O pequeno Samuel Rocha (4) no parquinho do Rio Anil Shopping: ele adora uma diversão e nas férias as brincadeiras se intensificam.

Especialista ressalta a importância da brincadeira nas férias da criançada


Animação, disposição e energia de sobra! No período das férias, a meninada só quer saber de brincar, passear, dormir e acordar sem hora marcada… Depois de cumprirem todas as “obrigações”, o que inclui estudar e fazer lição de casa, as merecidas férias chegaram para aliviar a cabeça e dar uma pausa naquela rotina que, muitas vezes, deixa essa turma cansada e estressada.

Então, é a hora de aproveitar cada segundo de diversão. A psicologia revela que, por intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. “A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, bombeiro, super-homem) por meio do faz-de-conta permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a se comportar e a se sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura, assim, conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma”, explica a psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Lopes.

Por outro lado, com a brincadeira, a criança tem oportunidade de simular situações e conflitos da vida familiar e social, o que lhe permite a expressão das próprias emoções. Brincar é uma forma segura das crianças encenarem os medos, as angústias e a agressividade; e de tentarem elaborar e resolver conflitos internos. Os jogos, nos quais está implícito o perder e o ganhar, permitem que a criança possa começar a trabalhar a resistência à frustração. “Aprender a lidar com esse sentimento é essencial para o equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade”, afirma a psicóloga.

Outro aspeto importante do brincar é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagens e ajudam a criança a pensar a realidade de forma criativa.

Os benefícios do brincar são inesgotáveis e como tal é muito importante que os pais não se esqueçam de definir na agenda da criança um espaço diário para não fazer nada – é aí que surge o espaço para brincar, principalmente não sendo o período de férias, defende Celiane Lopes.

“Os pais têm um papel fundamental no que diz respeito à preparação dos espaços, à seleção dos brinquedos e dos contextos a serem explorados, proporcionando à criança um ambiente de qualidade e enriquecedor para a imaginação infantil, que estimule as interações sociais com outras crianças, familiares e amigos. O lazer para as crianças vai além do prazer, é sim um meio privilegiado delas expressarem sentimentos e aprenderem importantes lições para a vida”, atesta a especialista.

A dona de casa Cerliane Rocha, mãe do pequeno Samuel Rocha, de 4 anos, conta que a brincadeira nas férias ganha destaque na rotina do filho. “Usamos bastante a criatividade, em especial, neste período, para que possamos brincar bastante com ele. Levamos ele ao parque de diversão do Rio Anil Shopping, deixamos jogar bola sempre que bate a vontade, é uma atividade que ele gosta muito. Além de brincar com os amigos e primos, é uma interação muito boa, principalmente quando há outras crianças, caso não tenha, eu e o pai dele entramos na brincadeira”, contou a dedicada mamãe.

Dica de diversão para a criançada

No mesmo shopping frequentado pela família do pequeno Samuel, o que não falta é opção de diversão. No Rio Anil, o parque gratuito Floresta Encantada fica aberto diariamente, das 10h às 22h (aos domingos, das 14h às 20h). Outra alternativa é a atração recém-aberta ao público na Praça de Eventos (piso L1), a “Aventura Pirata”. O brinquedo conta com circuito repleto de escorregadores que saem de um grande navio pirata e levam a uma piscina de bolinhas gigante. A atração funciona todos os dias, até agosto, no mesmo horário de funcionamento do shopping.

Sem comentário para "BRINCAR É BOM E FAZ BEM!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS