Aberta nesta sexta-feira (19) edição inédita da Feira Internacional de Artesanato e Decoração em São Luís

0comentário

Com apoio do Sebrae e do Governo do Maranhão, a FEINCARTES irá reunir mais de 100 expositores de vários países. Artesãos e obras maranhenses terão espaço de destaque.

Durante dez dias, São Luís receberá, pela primeira vez, a FEINCARTES (Feira Internacional de Artesanato e Decoração), realizada no Multicenter Sebrae, de 19 a 28 de julho. Com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, a Feira propõe ao público visitante um passeio intercontinental, com direito a mergulhos profundos na cultura de diferentes povos ao redor do mundo.

“A FEINCARTES é diferente de tudo o que o público maranhense já viu. Não se trata de uma Feira em que produtos importados são comprados e apresentados; pelo contrário. Aqui, os expositores são os próprios artesãos, que vêm representando a terra natal e sentem o maior orgulho de falar da cultura, da história, da origem de cada peça.”, enfatiza Maria Mathias, diretora geral da FEINCARTES.

Por essa razão, quem visitar a Feira vai poder conversar com gente de todo lugar do mundo: europeus, africanos, sulamericanos e, claro, brasileiros. “O nosso país tem uma das culturas mais ricas e diversas do mundo. Por isso, cada cantinho do Brasil terá aqui um espaço especial”, conta Maria Mathias.

Abertura oficial – A FEINCARTES funcionará diariamente, das 15h às 22h. No primeiro dia, sexta-feira (19), haverá uma breve solenidade de abertura, marcada para as 19h, com a presença de representantes do Governo do Maranhão, do Sebrae e da direção da Feira.

Incentivo ao artesão maranhense – Ao todo, mais de cem expositores estarão reunidos na FEINCARTES, que conta com um espaço de destaque para o artesanato maranhense, graças à parceria com o Sebrae e com a Secretaria de Turismo do Maranhão, que levarão representantes de 15 comunidades locais produtoras de artesanato para participar da Feira.

Essas comunidades são atendidas pelo Programa Artesanato do Maranhão, desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão, com ações executadas pelo Sebrae, e são oriundas de 13 municípios: Alcântara, Barreirinhas, Brejo, Barra do Corda, Carolina, Imperatriz, Jenipapo dos Vieiras, Paulino Neves,  Rosário, São João dos Patos, São Luís, Timon e Tutóia.

O estande em que os produtos maranhenses terão destaque tem 117 metros quadrados. O Sebrae ainda terá um segundo estande destinado à divulgação dos pequenos negócios atendidos pela instituição que fazem parte do Projeto de Economia Criativa. Ao todo serão apresentados cinco segmentos de negócios atendidos pelo projeto: quadrinhos, artes visuais, costura criativa, caixas de som ecossustentáveis e camisetas com temáticas maranhenses.

Países participantes – Várias regiões do planeta, incluindo os costumes dos povos que nela habitam, são devidamente representadas na FEINCARTES. Na edição de São Luís, países dos continentes latino-americano, africano, asiático, europeu e do Oriente Médio marcarão presença.

O passeio internacional pode começar pela própria América do Sul, com o artesanato brasileiro. Haverá expositores dos estados do Pará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e, claro, do Maranhão.

Além de conhecer bem o que é produzido no próprio país, os visitantes da FEINCARTES poderão desbravar outros horizontes, ao conhecerem de perto artesãos de outros países: África do Sul, Chile, Índia, Indonésia, Japão, Paquistão, Peru, Rússia, Senegal e Turquia.

Oficinas e cursos gratuitos – Como de costume em outros lugares, a edição da FEINCARTES de São Luís também trará uma inovação bem interessante, em especial, a quem já trabalha ou a quem quer começar a trabalhar com artesanato. Diariamente, serão realizados cursos e oficinas de forma gratuita.

No total, de 20 a 27 de julho, serão 24 turmas, cada uma com capacidade para até 12 participantes. As inscrições poderão ser feitas no próprio local do evento. Os cursos rápidos, cujas durações vão de 1 hora a 1 hora e meia, serão sobre renda Renascença; adereços de cabeça com flores de conchas; flores com escamas de peixe; adereços para noivas e madrinhas de casamento com flores de conchas; colares com conchas em alta no verão europeu 2019; e bijuterias em geral.

Sobre a FEINCARTES

A Feira Internacional de Artesanato e Decoração é realizada pela renomada empresa capixaba Mathias Produções e Eventos, especializada no segmento há mais de 20 anos. Em todo esse tempo, já foram mais de cem edições da FEINCARTES por todo o Brasil.

SERVIÇO

O QUE: Feira Internacional de Artesanato e Decoração, com oficinas e cursos gratuitos de artesanato

QUANDO: 19 a 28 de julho de 2019, das 15h às 22h

ABERTURA OFICIAL: 19 de julho, às 19h

ONDE: Multicenter Sebrae – Cohafuma

INGRESSOS: R$8,00 / meia-entrada para idosos acima dos 60 anos / acesso gratuito para crianças de até 12 anos acompanhadas

Sem comentário para "Aberta nesta sexta-feira (19) edição inédita da Feira Internacional de Artesanato e Decoração em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS