PESSOAS COM DEFICIÊNCIA GANHAM ARRAIAL INCLUSIVO “ENERGIA DO SÃO JOÃO” NO CEPRAMA OFERECE EQUIPAMENTOS SENSORIAIS E ACESSIBILIDADE

0comentário
O Presidente Augusto Dantas e Jeane Pires da Cemar com o grupo de deficientes visuais do CEDEMAC e Henrique Almeida (Octop) que visitaram o Arraial Energia do São João no CEPRAMA

Um grupo de deficientes visuais, ligados ao CEDEMAC / Centro Desportivo Maranhense de Cegos visitou o Arraial Energia do São João no CEPRAMA.

 Eles conheceram de perto e experimentaram os equipamentos sensoriais que estão à disposição do público PCD´s (pessoas com deficiências) no espaço “Energia para Todos”.

 O Arraial Energia do São João conta com o Patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão; e tem produção geral assinada pela empresa Octop Entretenimento, de Henrique Almeida.

 Segundo o produtor Henrique Almeida “esse espaço para PCD´s é um diferencial que foi pensado para oferecer mais inclusão e democratizar a cultura popular maranhense a esse público que muitas vezes fica privado de vivenciar as apresentações juninas. Aqui eles podem sentir toda a beleza da nossa rica cultura” disse ele.

 Além dos equipamentos sensoriais para PCD´s com textos em braille e áudios narrativos; o evento dá uma atenção mais que especial ao público idoso que, assim como os deficientes, também contam com um espaço privilegiado de frente para o palco, além de acesso facilitado com corredor que vai da entrada até o local.

  Todas as apresentações podem ser entendidas melhor nesse espaço sensorial, que foi testado e aprovado pelo grupo. A Presidente do CEDEMAC Elciene  Frazão elogiou a iniciativa: “o espaço é acessível desde a entrada, que conta com piso tátil, e se um cego for sozinho por exemplo, consegue facilmente se locomover com esse piso. Isso representa lazer com autonomia e inclusão para a pessoa com deficiência. Somente com espaços como esse, o deficiente consegue ser um sujeito ativo de fato, e por isso o Arraial está de parabéns, pois nos proporcionou um lazer inclusivo e rico em experiências sensoriais que nos permitiram curtir com autonomia a cultura Maranhense. Mais empresas e o Governo devem seguir esse exemplo e ampliar espaços como esse em São Luís” , disse a professora e revisora de braille Elciene.

Nesse final de semana será a última programação do Arraial Energia do São João no Ceprama:

Nessa sexta (19.07) às 19H a programação começa com apresentação do Tambor de Crioula “Arte Nossa”. Às 20H tem show da Orquestra “João do Vale” ; seguida do Boi de Upaon Açu às 21H e Boi de Santa Fé às 22H. Às 23H tem Boi  Brilhoso do Sol e Mar e encerrando a programação tem Boi de Maracanã à meia noite.

No sábado (20.07) às 19H tem Dança do Lelê de São Simão, seguida do Boi de Nina Rodrigues às 20H e às 21H Boi de Morros. Depois, às 22H é a vez do Boi Pirilampo, e depois, Boizinho Barrica às 23H. Á meia noite tem Boi da Maioba.

No domingo (21.07), último dia do Arraial,  às 19H tem apresentação da Cia. “Vem Bebe”, e às 20H tem Boi de Lendas e Magias. Em seguida, às 21H tem Boi de Presidente Juscelino; às 22H tem Boi da Madre Deus; e às 23H encerrando o evento com chave de ouro tem Boi de Axixá.

Sem comentário para "PESSOAS COM DEFICIÊNCIA GANHAM ARRAIAL INCLUSIVO “ENERGIA DO SÃO JOÃO” NO CEPRAMA OFERECE EQUIPAMENTOS SENSORIAIS E ACESSIBILIDADE"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS