Três virtuoses em workshop em São Luís neste sábado

0comentário

Márcio Marinho, Valerinho Xavier e Victor Angeleas abordarão “O Choro, os instrumentos, trajetórias e estratégia artística dos instrumentistas” no Sesc Deodoro

“O Choro, os instrumentos, trajetórias e estratégia artística dos instrumentistas” são os temas de workshop com os músicos Márcio Marinho (cavaquinho), Valerinho Xavier (percussão) e Victor Angeleas (bandolim 10 cordas). A atividade aproveita a passagem dos músicos pela cidade, onde estão participando do 11º. Lençóis Jazz & Blues Festival. O workshop será realizado na Galeria de Arte do Sesc Deodoro (antigo Colégio Rosa Castro), neste sábado (17), às 15h, e é gratuito.

Marinho, Xavier e Angeleas, apesar da pouca idade, consolidaram-se como referências em seus instrumentos. Todos têm uma trajetória de precocidade e virtuosismo, demonstrada a cada apresentação ou disco lançado.

Entre os três brasilienses, o primeiro começou a aprender cavaquinho com seu “tio Brito” aos 13 anos. De lá para cá integrou vários grupos e especializou-se no cavaquinho de seis cordas – uma inovação semelhante ao bandolim 10 cordas. Por falar em bandolim 10 cordas, o instrumento popularizado no Brasil por Hamilton de Holanda é a especialidade de Angeleas, outro virtuose, que começou a estudar música aos quatro anos de idade, tendo passado por instrumentos como piano, violão, guitarra, cavaquinho e violão tenor. Tem cinco discos gravados, dois deles premiados no Independent Music Awards, de Nova York. Xavier também começou cedo, por influência de parentes: aos 13 anos tocava informalmente e com 14 foi estudar pandeiro de maneira mais sistemática.

O workshop passeará por essas trajetórias que, ao mesmo tempo têm muito em comum, mas cada qual com suas particularidades. “Certamente será um papo enriquecedor para músicos, professores e estudantes de música e curiosos em geral”, afirma Ricarte Almeida Santos, responsável por articular o encontro, em parceria com o Sesc, ampliando o alcance formativo do festival produzido por Tutuca Viana.

Serviço

O quê: workshop “O Choro, os instrumentos, trajetórias e estratégia artística dos instrumentistas”

Quem: Márcio Marinho (cavaquinho), Valerinho Xavier (percussão) e Victor Angeleas (bandolim 10 cordas)

Quando: sábado (17), às 15h

Onde: Galeria de Arte do Sesc Deodoro (antigo Colégio Rosa Castro)

Quanto: grátis

Sem comentário para "Três virtuoses em workshop em São Luís neste sábado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS