CAPS AD Estado participa na OAB de ação alusiva ao Setembro Amarelo

0comentário

O coordenador geral Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa, que também é especialista em saúde mental, esteve a convite da Ordem dos Advogados Do Maranhão (OAB), na última segunda-feira (16), para uma grande roda de conversa com vários advogado e advogadas sobre o Setembro Amarelo, alusivo à prevenção do suicídio e enfrentamento da depressão.

Durante a atividade foi montada uma roda de conversa, onde o diretor Dr Marcelo Soares Costa falou sobre fatores que precipitam o suicídio, além de sinais de que uma pessoa possa estar passando por depressão. Ele findou falando sobre como as informações de casos de suicídio devem ser repassadas para que se possa evitar o efeito negativo, onde jamais se deve falar a forma como a pessoa se suicidou, assim como a valorização do sensacionalismo, devemos respeitar os familiares do suicida, assim como não jugar enquanto credo ou fraqueza.

“O setembro amarelo é um mês em que este tema deve ser abordado, pois o suicídio vem crescendo muito no Brasil e no mundo, assim como devemos valorizar mais a vida é falar com o outro, sempre é a melhor solução”, disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.

Sem comentário para "CAPS AD Estado participa na OAB de ação alusiva ao Setembro Amarelo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS