Harmonização com vinhos e espumantes: do prato principal à sobremesa

0comentário

Um bate-papo descontraído, ambiente acolhedor permeado por um aroma que traz boas memórias olfativas e repleto de sabores. Assim foi a noite de harmonização de vinhos com seis diferentes rótulos da vinícola brasileira Aurora. Detalhe: todas as harmonizações foram acompanhadas de pratos deliciosos. O evento foi realizado pelo Spazio Mateus, no restaurante Cuore, com chef de cozinha e sommeliers.

O enólogo e sommelier da vinícola Aurora, William Paim, trouxe diferentes harmonizações desde pratos para o dia a dia, como hambúrgueres, até o risoto de cordeiro, como uma opção, por exemplo, para a ceia de natal. Nesse caso, o prato com cordeiro pode ser harmonizado com o vinho Reserva Merlot.

“O risoto é um prato suntuoso e harmoniza muito bem com o Merlot, porque é um vinho de média estrutura e agrada muitos paladares, pois não é muito encorpado e envelhece em barris de carvalho por seis meses. Fica uma harmonização perfeita”, contou entusiasmado William Paim.

A primeira harmonização foi com o vinho branco Chardonnay, acompanhando o prato Cevice. A bebida é  muito indicada para harmonizar com carnes brancas, como o peixe e outros frutos do mar. Segundo Paim, esse vinho ganhou  medalha de ouro na França, pois a uva é chardonnay com  estrutura média e passagem em barris de carvalho por três meses, para  absorver mais sabores e aromas.

Para pratos mais práticos, como o hambúrguer, a harmonização foi com o vinho Aurora Pequenas Partilhas Carmenère chileno, com 30% do vinho envelhecido por oito meses em carvalho francês. É um vinho intenso com notas de especiarias, como pimenta e frutos vermelhos e sabor intenso.

Diante de tantas delícias, não pode faltar a sobremesa. A escolhida foi o brownie com gelato de avelã. Para harmonizar com esse prato, a escolha foi o espumante Moscatel, o mais premiado da vinícola Aurora, com mais de 80 premiações nacionais e internacionais. É um espumante adocicado,  as uvas são moscato bianco e moscato giallo, agradando muitos paladares e harmonizando muito bem com doces.

Oscar Medeiros, jurista que participou da harmonização, contou que nele o vinho sempre desperta curiosidades. “Esta é quarta harmonização que participo e sempre aprendemos mais, pois o universo desta bebida é riquíssimo e queremos conhecer mais sobre novos rótulos”, detalhou.

A sommelière e gerente comercial do Spazio Mateus, Raquel Aciole, ressalta que, com a aproximação das festividades de fim de ano, o vinho e os espumantes são ideais para essas ocasiões. “O momento é de confraternizar, de reunir a família, os amigos, em confraternizações do trabalho, por exemplo. Podemos perceber que a  procura pela bebida aumenta neste período. Antes o destaque era a cerveja, hoje percebemos que o vinho também é parte importante neste mercado. Teremos mais harmonizações e, claro, além dos sommeliers que estarão disponíveis para sugerir, indicar e ajudar a quem optar por esta bebida”, explicou Raquel.

Nesta sexta-feira (22), será a vez da harmonização de vinhos da Bodega Goulart. Na próxima semana, nos dias 27 e 28 de novembro, será realizada a harmonização com drinques e café.

Sem comentário para "Harmonização com vinhos e espumantes: do prato principal à sobremesa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS