Time do Sacavém vence 4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado

0comentário
4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado contou com mais de 100 participantes

Com o objetivo de quebrar o preconceito e promover a importância da saúde integral do homem, assistidos de unidades de saúde mental da rede estadual e municipal o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado promoveu o 4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado, nesta sexta-feira (22), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. As Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Esporte e Lazer (SEDEL) participaram do evento que reuniu cerca de 100 pessoas na competição.

O momento esportivo reforçou que a prática esportiva pode ser usada como ferramenta de adoção de hábitos saudáveis. Entre os principais benefícios está o controle do peso e a diminuição do risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. Além destes, fazer atividades físicas de forma regular, aumenta a resistência muscular, traz bem-estar mental e ajuda no tratamento da depressão, combate a insônia, aliviando também o estresse e a ansiedade.

“O torneio fortalece os vínculos entre os pacientes, incentivando-os a permanecer no tratamento. Outro ponto é que a prática de esportes trabalha autoestima, promove bem-estar, além de proporcionar um prazer saudável para a mente e o corpo, diferente do que é causado pelo abuso de substâncias psicoativas. Tudo isso foi feito em um ambiente público, mostrando que é a ressocialização é possível”, pontou o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Assistido no CAPS AD Estadual há quatro meses, José Gomes Feitosa Filho, de 55 anos, participou da ação. “A vida da gente é muito valiosa, houve um tempo em que morei na rua, mas agora eu recebi uma oportunidade de voltar para a minha família, de voltar a trabalhar. Meu conselho para quem está na luta contra as drogas é ter coragem no seu coração e acreditar que é possível mudar, basta abraçar as chances e procurar ajuda”, afirmou.

Equipe do Sacavém campeão do 4º torneio amigos do CAPS AD

Dez equipes de futsal formadas por assistidos de unidades de saúde mental da rede estadual e municipal participaram do torneio, além de comunidades terapêuticas ligadas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A equipe campeã do torneio foi a Equipe do Sacavém, que venceu, por 5 a 1, a Comunidade Terapêutica Peniel.

De acordo com o jovem, torneios como o realizado pelo CAPS AD Estado encorajam as pessoas a mudar a vida. “É tanto um incentivo à prática do esporte assim como para deixar o mundo das drogas”, disse Bruno Nielson Araújo Nunes, de 19 anos, artilheiro do campeonato.

Para participar do torneio, as equipes efetuaram a doação de um quilo de alimentos. O CAPS AD Estadual, em conjunto com a Rede Maranhense de Diálogo sobre Drogas (REMAD), selecionará uma comunidade terapêutica para receber os donativos.

Outra grande importância desta atividade é a arrecadação de alimentos para doação a comunidades terapêuticas que fazem também este tipo de atendimento na comunidade periférica

Sem comentário para "Time do Sacavém vence 4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS