Viagem gastronômica: Grupo Mateus aposta em novos sabores em um rico passeio pela culinária mundial

0comentário

Em geral, o brasileiro não dispensa o velho combinado de arroz, feijão, bife bovino, batata e ovos. Porém, tem sido cada vez maior a atração que novos sabores inseridos na gastronomia brasileira geram na população, afinal, experimentar um prato também significa se permitir aprender a riqueza de diferentes culinárias, além é claro de desfrutar as delícias de outras receitas. Pensando nisso, o Grupo Mateus tem apostado na oferta de delícias inspiradas nas culturas de diversos países.

Viajar nesse prazer gastronômico é a mais nova possibilidade criada pelo Spazio Mateus, com o Festival de Sabores, que ocorre a cada fim de semana do mês. Nesses festivais, é apresentado o universo gastronômico de um país ou de uma determinada região. O cardápio é variado e recheado de delícias irresistíveis!

Culinária oriental – Para quem ama a culinária oriental, tem o temaki e as peças especiais, como os cortes frescos do salmão, o sushi e do sashimi.  Além do yakissoba e o frango xadrez, que foram introduzidos na alimentação dos brasileiros com a chegada de imigrantes asiáticos há séculos e são hoje bastante apreciados.

Segundo a Chef de Cozinha do Spazio Mateus, Rosa Cruz, o yakisoba é  um prato de origem chinesa, mas acabou ficando muito popular e ganhando a fama como um prato japonês. A palavra Yakisoba significa literalmente “macarrão frito”. “Esse prato é amplamente consumido e apreciado em muitas partes do mundo. O yakissoba é um prato simples, basicamente feito com macarrão refogado com legumes e carnes. Sempre bem temperados e com um molho específico, semelhante ao molho inglês, só que mais espesso”, esclarece Rosa.

Culinária portuguesa – Trazida para o Brasil pelos primeiros colonos europeus, a culinária portuguesa não passa despercebida com seus aromas e sabores, no Spazio Mateus. Entre as receitas, não pode faltar o queridíssimo bacalhau. A Chef Rosa Cruz revela que preparações como o bacalhau com natas e a bacalhoada são bastante requisitados. Além disso, outras delícias, como o rancho à portuguesa, o pastel de Belém e o lombo suíno assado com batatas e arroz de pato, chamam a atenção dos clientes do Spazio.

Sobre o bacalhau com natas, a Chef Rosa Cruz conta que é uma receita clássica da culinária portuguesa e é uma das mais adoradas formas de servir bacalhau. “Cremoso e saboroso, é uma receita maravilhosa”.

Comida italiana – Difícil é encontrar alguém que não aprecie uma boa massa. Sempre uma boa pedida, as massas mais diversas têm espaço cativo no Spazio Mateus, que toda segunda-feira realiza a “Noite Italiana”, com mais de dez tipos de pizzas, das 18h às 22h. Além das pizzas, há uma diversidade de lasanhas de carne e frango, panquecas e molhos variados, massas especiais, como o rondeli, talharim, nhoque, canelone, spaghetti, entre outras opções.

 Sabores regionais – Nascido e criado no Maranhão, o Spazio Mateus também valoriza a gastronomia regional. Para os temperos mais regionais, há o Festival de Sabores Maranhenses, com o arroz de cuxá, peixe pedra frito, moqueca maranhense, caldeirada com camarão, bobó de camarão e a tradicional peixada maranhense.

No próximo fim de semana será realizado o festival de pescado, no Spazio Mateus do Renascença, Cohama  e Calhau com muitas variedades no cardápio.

Vamos cozinhar?

Entre tantos sabores, separamos uma receita oriental para você tentar fazer em casa. Confira!

YAKISSOBA DE FRANGO

Ingredientes

300 g de filé de frango em tiras médias

1/2 colher (sopa) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

1 colher (sopa) de óleo de gergelim

3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

3 colheres (sopa) de saquê

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de óleo

1 cenoura em rodelas finas

1 xícara (chá) de pimentão vermelho em tiras finas

1 cebola em pétalas

1 xícara (chá) de acelga em pedaços

1 xícara (chá) de floretes de brócolis ninja aferventados

1 xícara (chá) de floretes de couve-flor aferventados

1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo

1 tablete de Caldo Legumes

1 pacote de macarrão para Yakissoba cozido (250 g)

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque o frango, o sal, a pimenta-do-reino, o óleo de gergelim, 1 colher (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de saquê e polvilhe 1 colher (chá) do amido de milho.

Misture bem, cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Em uma frigideira grande, aqueça meia colher (sopa) de óleo e frite bem as tiras de frango. Retire e reserve. Na mesma frigideira, aqueça o restante do óleo e refogue rapidamente a cenoura, o pimentão, a cebola e a acelga. Adicione o brócolis, a couve-flor, o frango reservado e junte o restante do molho de soja e do saquê.

Junte o açúcar, o caldo e o amido de milho restante dissolvidos em 2 xícaras (chá) de água fervente. Misture e deixe ferver até encorpar o caldo. Coloque o macarrão, misture e sirva a seguir.

Dica:

O óleo de gergelim pode ser substituído por azeite e o macarrão de Yakissoba pode ser substituído por talharim.

 Seguem as legendas para as fotos- 

Sem comentário para "Viagem gastronômica: Grupo Mateus aposta em novos sabores em um rico passeio pela culinária mundial"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS