Claro, Ericsson e Qualcomm realizam o primeiro teste de compartilhamento dinâmico de espectro 5G NR na América Latina

0comentário

·         O compartilhamento dinâmico de espectro 5G é  um recurso essencial que permite às operadoras uma migração ’suave’ do 4.5G  para o 5G, bem como iniciar rapidamente a oferta de serviços na nova tecnologia, com rápida expansão da cobertura

·         Empresas assumem novo protagonismo no País ao executarem a primeira conexão de dados na América Latina usando o compartilhamento dinâmico de espectro (Dynamic Spectrum Sharing – DSS)

São Paulo, 18 de fevereiro de 2020 – Claro, Ericsson e Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated, realizaram com sucesso a primeira conexão de dados 5G NR por meio do compartilhamento dinâmico de espectro (DSS) com a tecnologia 4.5G na América Latina, em uma banda baixa 3GPP Frequency Division Duplex (FDD) – usando  o espectro da Claro, na sede da operadora, em São Paulo. A transação de dados foi realizada com o uso da solução Ericsson Spectrum Sharing (ESS) e um protótipo de smartphone 5G, ambos equipados com o Qualcomm® Snapdragon™ X55 5G Modem-RF System.

A iniciativa da Claro tem como base sua constante busca pela inovação tecnológica. Além disso, representa uma importante conquista por tornar o compartilhamento de espectro comercial 5G uma realidade na América Latina.

”O bem-sucedido teste realizado em colaboração com a Ericsson e a Qualcomm Technologies demonstrou que as tecnologias convivem de forma harmoniosa, possibilitando uma conexão estável em alta velocidade, o que trará uma nova experiência para nossos clientes no futuro. O compartilhamento de espectro existente permitirá à Claro implementar o 5G de forma ágil e dinâmica, conforme a penetração de smartphones 5G cresça; e ao mesmo tempo, permitirá que a operadora racionalize seus investimentos, otimizando sua rede para cobertura e performance em todas as tecnologias”, diz André Sarcinelli, Diretor de Engenharia da Claro.

Para viabilizar o teste, foi utilizado o Ericsson Spectrum Sharing (ESS) – parte do Ericsson Radio System –, que é uma solução completa de algoritmos de alocação entre tecnologias mais inteligentes, baseada no padrão 3GPP, através do compartilhamento dinâmico de espectro. O ESS permite a implantação de ambas as redes, 4.5G e 5G, na mesma banda por meio de uma atualização de software e aloca, dinamicamente, o espectro com base na demanda dos usuários. A troca entre portadoras 4.5G e 5G ocorre em milissegundos, aumentando eficiência de uso de espectro e possibilitando a melhor experiência ao usuário.

Um protótipo de dispositivo móvel 5G da Qualcomm Technologies, equipado com o sistema Snapdragon™ X55 5G Modem-RF, foi utilizado para validar a solução. O sistema Snapdragon ™ X55 5G modem-RF é uma solução modem-antena, projetado para permitir o desenvolvimento de dispositivos multimodo 5G, para uma nova era de experiências conectadas. Ele suporta praticamente qualquer combinação de bandas e/ ou modos de espectro: 5G mmWave e sub-6 GHz, modos standalone (SA) e non-standalone (NSA), TDD e FDD, compartilhamento de espectro, modos LTE e legados (3G, 2G).

A utilização da tecnologia 5G no espectro de bandas baixa ou média, historicamente reservadas para 4G, complementará a estratégia principal da Claro de oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes. A Claro foi a primeira operadora no Brasil a oferecer serviços 4.5G e possui a rede celular mais rápida do país, conforme relatórios da Ookla. O compartilhamento do espectro garantirá à operadora fornecer cobertura 5G aos seus clientes o mais rápido possível.

Com a utilização das demais frequências para o 5G previstas no leilão planejado pela Anatel, a disponibilidade desta nova tecnologia ficará ainda maior para os usuários de todo país e permitirá novas aplicações, levando o Brasil para uma efetiva transformação digital.

“Essa inovação exclusiva permite que prestadores de serviços como a Claro iniciem rapidamenta a oferta de serviços 5G em uma ampla área e expandam sucessivamente a cobertura 5G, levando em consideração as caracteristicas e a arquitetura da rede existente e aproveitando os investimentos anteriores em espectro”, afirma Rodrigo Oliveira, Vice Presidente de Negócios da Ericsson. ”Estamos muito contentes com essa parceria e principalmente por poder apoiar a Claro nesse importante passo em sua trajetória de evolução rumo ao 5G. A Ericsson é uma empresa de tecnologia líder em 5G. Os clientes nos selecionam em todo o mundo como parceiros 5G – fomos pioneiros na implementação do 5G em quatro continentes e hoje já somam 24 as redes comerciais ativas nos EUA, Europa, Coréia do Sul, Austrália e Oriente Médio”.

“A cobertura é o próximo killer app para o 5G, e parabenizamos a Claro e a Ericsson por esse marco significativo para o Brasil e a América Latina. O compartilhamento dinâmico de espectro trará benefícios importantes para operadoras e consumidores em todo o mundo, ajudando a fornecer serviços 5G amplamente aos consumidores”, afirma Fiore Mangone, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da  QUALCOMM Servicos de Telecomunicacoes Ltda”O DSS é uma tecnologia decisiva e imprescindível para conduzir uma transição mais rápida para o lançamento comercial de 5G. O sistema Snapdragon 5G Modem-RF está no centro de praticamente todos os dispositivos móveis comerciais habilitados para 5G e é fundamental para habilitar o ecossistema e trazer novas experiências para os consumidores hoje em dia”.

Sem comentário para "Claro, Ericsson e Qualcomm realizam o primeiro teste de compartilhamento dinâmico de espectro 5G NR na América Latina"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS