Docentes do Mestrado em Meio Ambiente desenvolvem pesquisa sobre plantas medicinais com povo indígena no Sul do Maranhão

0comentário

Com o objetivo de explorar a utilização do uso de plantas medicinais, aproximando o conhecimento tradicional do conhecimento científico, os docentes do Mestrado de Meio Ambiente da Universidade Ceuma, prof. Dr. Maycon Melo e profa. Dra. Rita Miranda, estão desenvolvendo a pesquisa “Plantas medicinais e conhecimento tradicional entre o povo Gavião (Amazônia Maranhense), realizada com o povo Gavião, da aldeia indígena Governador, que fica próxima ao município de Amarante do Maranhão, localizada no Sul do Estado. Participam da pesquisa duas alunas de iniciação científica e uma dos programas de mestrado da Universidade Ceuma.

A ideia inicial é explorar, ao máximo, o amplo conhecimento que essa população detém sobre o uso do Meio Ambiente, seja na produção de alimentos, seja na utilização para construção de casas, artesanatos ou até mesmo remédios.

“Juntamos os conhecimentos da Antropologia e da Biologia para iniciar essa investigação que consiste na catalogação de parte dessas plantas quanto da análise fito química de algumas dessas plantas, para identificarmos quais os elementos que possuem dentro delas e o que eles podem trazer dentro desse cenário do uso medicinal dessas plantas”, disse Maycon.

Sem comentário para "Docentes do Mestrado em Meio Ambiente desenvolvem pesquisa sobre plantas medicinais com povo indígena no Sul do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS