SECRETÁRIA FLÁVIA ALEXANDRINA VISTORIA NOVAS UNIDADES DE TRIAGEM E UTI NO HSLZ

0comentário
FOTOS – BINÉ MORAIS:
F1 – 12) A Secretária Estadual de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP) Flávia Alexandrina com parte da equipe multidisciplinar do Hospital dos Servidores à frente das novas unidades de Triagem e UTI para Pacientes com Covid-19.

HOSPITAL DOS SERVIDORES INAUGURA UTI E CENTRAL DE TRIAGEM PARA PACIENTES DE COVID-19

O Hospital dos Servidores (HSLZ), localizado na Cidade Operária, está somando esforços ao sistema de saúde do Maranhão, no enfrentamento da pandemia do novo Corona vírus em São Luís.

Os esforços envolvendo a elaboração e implantação de um amplo plano de contingência foram feitos desde o início do último mês de março. Mais de 150 profissionais multidisciplinares foram envolvidos nesse plano, que abrange todas as áreas do HSLZ. E foi necessária ainda, a contratação de cerca de 30 novos colaboradores para dar suporte às novas estruturas; entre médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, maqueiros, pessoal de limpeza e administrativo.

       Na última segunda – feira (30.03), dando continuidade à implantação desse  Plano de Contingência do HSLZ no combate ao Covid-19, foram inauguradas duas áreas: Nova UTI e um Centro de Triagem de Pacientes com Síndromes Respiratórias; estrategicamente criadas em caráter emergencial, para garantir o maior isolamento e segurança de pacientes e colaboradores.

As duas novas áreas foram vistoriadas e aprovadas pessoalmente, antes de entrarem em funcionamento, pela Secretária Flávia Alexandrina, que comanda a SEGEP / Secretaria Estadual de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores; pasta responsável pela assistência aos servidores estaduais. A visita da Secretária às novas instalações aconteceu na manhã da segunda – feira (30.03) e foi acompanhada pelo Diretor Geral do HSLZ Plínio Tuzzolo e equipe.

“Mostramos à Secretária que estamos seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde adotando protocolos ainda mais rigorosos de higienização e proteção individual de nossas equipes, assim como para garantir a segurança dos pacientes e seus acompanhantes. Possuímos fluxos de trabalhos específicos para pacientes com Corona Vírus ou H1N1. As ações incluem medidas diferenciadas de hotelaria; higienização e limpeza assim como a destinação dessas duas novas áreas para isolamento desse tipo de paciente”, declarou Tuzzolo.

Sobre a nova Central de Triagem ele explicou que trata-se de um novo local de atendimento exclusivo para quem busca atendimento relacionado ao Covid19 e demais pacientes com síndromes respiratórias; e que já entrou em funcionamento em frente ao HSLZ, contando com novos equipamentos e nova equipe de contratados –  médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e demais profissionais. Essa unidade foi equipada para receber pacientes com sintomas gripais; de forma totalmente separada do pronto socorro do hospital, que segue funcionando normalmente para os demais casos.

       Ao chegar nessa unidade de Triagem o paciente será avaliado, inclusive tendo acesso ao exame de tomografia, se necessário. Cada caso será investigado e para os pacientes mais graves, a internação no HSLZ será providenciada, se assim for recomendada pela equipe médica.

O novo setor de triagem funciona agora onde antes era a estrutura de Fisioterapia do HSLZ, que foi realocada para o bairro do Monte Castelo, funcionando agora na sede da Clínica Dignus. Assim, os pacientes em recuperação e passando por cuidados de fisioterapia continuam seus tratamentos, afastados da estrutura hospitalar.

Outro investimento do HSLZ foi antecipar a inauguração de uma nova ala de UTI / Unidade de Tratamento Intensivo; que conta com mais nove leitos, equipamentos de suporte incluindo respiradores, além de uma nova equipe multidisciplinar exclusivamente contratada para atender os pacientes com casos de Covid19.

Sem comentário para "SECRETÁRIA FLÁVIA ALEXANDRINA VISTORIA NOVAS UNIDADES DE TRIAGEM E UTI NO HSLZ"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS