POR DENTRO DO EXAME DE SOROLOGIA QUE APONTA A PRESENÇA OU NÃO DE ANTICORPOS APÓS A COVID19

0comentário
O exame de Sorologia para SARS-CoV-2 também é realizado pelo Laboratório Lacmar

LABORATÓRIO LACMAR REALIZA O EXAME INDICADO PARA SER FEITO SOMENTE APÓS A DOENÇA

O Laboratório Lacmar que realiza diversos exames em São Luís e diversas cidades maranhenses, está realizando também aquele que é o principal exame recomendado para quem já teve a Covid-19, que é o exame de sorologia para SARS-CoV-2.

O principal objetivo do exame de sorologia é identificar a presença antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente. Através desse procedimento é possível identificar doenças como a Sífilis, Dengue, Herpes, HIV, Toxoplasmose e várias outras. Para pacientes da Covid-19 o exame é recomendado para detectar se o organismo desenvolveu ou não anticorpos da doença.

A sorologia é o estudo do líquido separado do sangue após coagulação do mesmo. O exame sorológico tem o objetivo de identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG. A IgM é a molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato com uma infecção. Já a IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada, e ela é responsável pelo impedimento da re-infecção. Funcionam como soldados especializados no reconhecimento e combate, dessa forma impedido uma nova infecção, caso o agente causador entre em contato com o corpo.

A biomédica e Gerente de Qualidade do Lacmar Vivianne Lopes esclarece: “É através desse exame que a pessoa que já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 poderá identificar se o seu sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença. Como o organismo só começa a produzir anticorpos depois que a infecção está instalada, o exame é recomendado a partir do 10º dia de início dos sintomas, podendo ser feito até mais de um mês depois. Para fazer esse exame não necessita estar em jejum. Importante: Um resultado negativo não exclui a possibilidade da presença da doença e nesse caso o médico que assiste ao paciente pode solicitar exames complementares”, explica ela.

O exame de Sorologia é realizado por meio da coleta de sangue venoso do paciente, similar a outros exames laboratoriais de sangue. Na análise é feita uma reação imunológica por metodologias de processamento das amostras conhecidas como ELISA ou Quimioluminescência, que detectam e quantificam os anticorpos produzidos pelo organismo. Mas independente do resultado, indicando se a pessoa desenvolveu ou não anticorpos contra o novo Coronavírus, vale lembrar que continuam valendo todas as recomendações da OMS / Organização Mundial de Saúde: De que precisamos continuar praticando as medidas de distanciamento social; uso de máscaras e evitar aglomerações. Tudo isso pelo motivo de que a ciência ainda não pode precisar por quanto tempo essa imunidade continua presente no organismo ou ainda, se a pessoa pode ou não se re-infectar. Na dúvida portanto, vale a precaução em prol da vida.

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DE SOROLOGIA:

IgG e IgM negativos: Indicam que o paciente nunca teve contato com o agente causador da doença, nem por meio de vacina nem por outras contaminações.

IgG e IgM positivos: Indicam uma infecção ativa já em fase de recuperação.

IgG negativo e IgM positivo: Infecção em estágio inicial.

IgG positivo e IgM negativo: Representa uma infecção antiga, com duração de meses ou até mesmo anos. Além disso, pode indicar o sucesso da produção de anticorpos.

Sem comentário para "POR DENTRO DO EXAME DE SOROLOGIA QUE APONTA A PRESENÇA OU NÃO DE ANTICORPOS APÓS A COVID19"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS