Dia Internacional do Farmacêutico: Especialista da Pitágoras orienta sobre os principais perigos da automedicação

0comentário

Uso de medicamentos sem a devida orientação pode trazer prejuízos à saúde 

São Luís, setembro de 2020 – Em 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico, sendo uma área de destaque neste cenário da pandemia em que muitas pessoas buscaram formas de prevenção por conta própria, acreditando que assim estariam mais seguras. Medicamentos isentos de prescrição também podem trazer complicações à saúde. “Altas doses de paracetamol pode causar toxicidade hepática, já a dipirona utilizada em demasia, ocasiona prejuízo na formação das células de defesa do organismo. Anti-inflamatórios, por exemplo, usados frequentemente, podem interagir com remédios de uso contínuo, como anti-hipertensivos, além de provocar possíveis reações alérgicas”, alerta o professor Dr. Aruanã Costa, Farmacêutico e Coordenador do Curso de Farmácia da Pitágoras São Luís.  

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, constatou em abril de 2019, que a automedicação é um hábito comum dos 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses. Conforme explica o Dr. Aruanã Costa, a principal causa de intoxicação no Brasil é em decorrência do uso de medicamentos e grande parte dos casos ocorre devido à automedicação. “É preciso ter cuidado com o risco de tolerância pelo organismo, o que leva a perda da eficácia, ocultação de sintomas importantes, agravamento da doença, além de contribuir para a resistência bacteriana. Outra orientação importante é deixar os remédios em um local seguro, longe do alcance das crianças, para evitar a ingestão acidental”, explica.  

E é preciso ter cautela com as informações disponibilizadas na internet. Segundo, o coordenador, apesar dos recursos disponíveis virtualmente, há um grande volume de fake news, que podem ser uma grande vilã para a saúde. “É importante pensar que existe a variabilidade individual, ou seja, fatores que influenciam como e quando o fármaco exerce a sua ação, é eliminado do organismo, entre outros processos. A orientação é sempre buscar informação correta e o Farmacêutico é o profissional da saúde que mais entende do assunto e de fácil acesso para esse tipo de orientação”, informa.  

O farmacêutico está acessível à comunidade e é capacitado para orientar sobre o uso, interações, indicações e recomendar medicamentos livres de prescrição médica. “Uma dica essencial é seguir a posologia e se não for de uso contínuo, utilizá-lo somente durante o tempo que foi determinado. Prevenção é sempre o melhor remédio”, finaliza.  

Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: www.faculdadepitagoras.com.br.  

Sobre a Kroton A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.

Sem comentário para "Dia Internacional do Farmacêutico: Especialista da Pitágoras orienta sobre os principais perigos da automedicação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS