Pitágoras São Luís promove live gratuita sobre conscientização e prevenção ao suicídio

0comentário

Por meio de transmissão ao vivo, coordenadora da Clínica Escola compartilhará maneiras de identificar, auxiliar e tratar pessoas que estão com ideação suicida

A Faculdade Pitágoras São Luís promoverá, no dia 30 de setembro, às 16h, live sobre conscientização, prevenção e posvenção ao suicídio. O evento, com o tema “Você Não Está Sozinho”, é aberto à participação de todos e gratuito. A transmissão será realizada pelo instagram @clinicapsipitagoras e contará com a participação da psicóloga e coordenadora da Clínica Escola Professor João Cabral, Celiane Lopes Chagas. 

A live tem o objetivo de chamar a atenção para o tema, que é debatido na campanha de Setembro Amarelo. Segundo a coordenadora é necessário conscientizar a população sobre o assunto: “Um aspecto que deve ser considerado sobre levar informação do tema e conscientizar a população é criar condições para que possam ajudar quem pensa no suicídio. Este é um transtorno mental, em que a pessoa perde a condição de crítica e de avaliação da situação, sem conseguir pensar em soluções. Por isso, o apoio torna-se tão relevante. A campanha dá maior visibilidade à causa, mas é necessário buscar informação e ajudar aqueles que precisam durante o ano inteiro”, afirma Celiane.  

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, de acordo com dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados à depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias. Celiane Chagas explica que é importante um canal de comunicação para diminuir a estatística: “As pessoas com ideias suicidas precisam verbalizar o que estão sentindo. Existe um tabu de que falar sobre o tema pode de alguma forma estimular a pessoa a tirar a própria vida, mas o suicídio tem etapas: a ideia, o planejamento e, depois, a ação. Então é benéfico que as pessoas tenham espaço para falar sobre o sofrimento, pode trazer alívio e conforto. Lembrando que também é necessário procurar ajuda especializada para acolher e encaminhar o tratamento. ” 

A psicóloga ainda explica que pessoas próximas podem desempenhar um importante papel na prevenção. “Os familiares e amigos precisam procurar compreender o suicídio e entender que a pessoa está passando por um sofrimento. É importante conhecer as formas de ajudar e encaminhar para tratamento profissional, mas, também, procurar ajuda para si. É complexo auxiliar aqueles que estão com o pensamento de suicídio e, por esse motivo, as pessoas próximas também precisam estar bem e amparadas”, finaliza. 

Serviço de Psicologia Aplicada 

A clínica escola da Faculdade Pitágoras São Luís oferece atendimento psicológico gratuito à população. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h00, na instituição, localizada na Avenida São Luís Rei de França, nº 59, Turu, para agendamentos basta acessar o formulário online e preencher com as informações solicitadas. 

Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Sem comentário para "Pitágoras São Luís promove live gratuita sobre conscientização e prevenção ao suicídio"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS