Sebrae apoia visita de comitiva de empresários de Balsas ao Porto do Itaqui e Tegram

0comentário
O presidente da ACIB, Roberto Portela (Dir), com o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal de Barros Filho (Esq), na visita ao Porto do Itaqui

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, o diretor superintendente, Albertino Leal de Barros Filho, o diretor técnico, Mauro Borralho, e seis analistas e assistentes técnicos da instituição, integraram parte da comitiva de 75 empresários, produtores rurais, técnicos e empresários do varejo de Balsas que estão visitando o Porto do Itaqui e o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) nesta sexta-feira (16). O grupo foi recebido pelo vice-governador Carlos Brandão, o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, e o Gerente Geral do Tegram, Randal Luciano, que apresentaram os resultados e potencialidade do terminal portuário.

Em destaque, o embarque recorde de 6,6 milhões de toneladas de grãos movimentadas pelo Tegram este ano até setembro, o que representa crescimento de 21% em relação ao mesmo período de 2019 e 19,1 milhões de toneladas de carga geral no Porto do Itaqui em 2020.


VISITA

Após a apresentação, a comitiva visitou os berços do Porto, onde puderam acompanhar a operação de descarga de fertilizante de um navio atracado ao berço 103. “Essa visita serviu para mostrar ao produtor como é feita a operação de embarque da soja e do milho que produzem, e como chega ao Maranhão o fertilizante que eles utilizam em suas plantações. Com isso, terão a noção de toda a cadeia de logística montada para a exportação de grãos. Vamos fazer o mesmo com produtores de outras regiões que produzem outros tipos de produto”, afirmou o vice-governador Carlos Brandão.

Depois de saírem da região portuária de São Luís, a comitiva de produtores, técnicos e empresários do Varejo foi conhecer a incubadora de startups Black Swan, localizada na Cohama. Lá, foram apresentados à estrutura montada para apoiar o desenvolvimento das seis startups locais que operam no espaço.

“O sul do Maranhão, que é uma região de destaque na produção agrícola, precisava dessa ligação com a capital. E o Sebrae foi o nosso grande incentivador nesse momento ímpar na interação norte e sul do Maranhão”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Balsas (ACIB), Roberto Portela.

APOIO

O Sebrae no Maranhão apoiou a ação ao garantir parte da infraestrutura da visita de empresários de Balsas à capital. “Não poderíamos deixar de estar nesta ação. Entendemos que é uma grande oportunidade de apoiar os empresários que investem na região onde a produção agrícola é mais forte e oportunidade de demonstrar como o estado é promissor, oferece um cenário muito bom para negócios agrícolas e de logística”, observou Albertino Leal de Barros Filho.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Daniel Lecchi,  atuação da instituição tem sido importante. ” O Sebrae tem uma atuação fundamental, garantindo treinamento dos produtores na gestão de suas propriedades e nos mostrando a melhor forma para administrar nossos negócios”, comentou.

O vice-governador reforçou a importância do Sebrae no apoio aos produtores rurais maranhenses. “O Sebrae tem um importância gigantesca, tem nos acompanhado nas visitas que fazemos às regiões produtoras, não só na preparação e aperfeiçoamento dos empresários do setor rural, mas na infraestrutura para realizar ações como essa”, frisou Brandão.

Sem comentário para "Sebrae apoia visita de comitiva de empresários de Balsas ao Porto do Itaqui e Tegram"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS