Segurança em casa: renove suas instalações elétricas internas periodicamente

0comentário

Previna-se e evite acidentes que podem ser ocasionados pela sua fiação elétrica

Fios soltos podem ocasionar acidentes

Quando o assunto é o bem estar e a segurança dos nossos familiares, os cuidados devem ser redobrados. Em relação às instalações elétricas da casa é necessária muita atenção aos mínimos sinais de perigo. Por ser, na maioria das vezes, embutida, a fiação interna acaba sendo esquecida na hora de realizar reparos e manutenções em casa, o que é um problema, visto que instalações e fiações muito antigas podem trazer sérios riscos, como: choque elétrico, curto-circuito e até mesmo incêndios.  

Segundo o Anuário 2019 realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), as instalações elétricas internas lideram o ranking de incêndios por sobrecarga elétrica no Brasil. No ano passado foram registrados 363 casos, com 22 vítimas fatais. O Maranhão está em sexto lugar no ranking de incêndios por sobrecarga no Nordeste, de acordo com o anuário divulgado. 

O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Túllio Conceição, destaca que para evitar acidentes desse tipo, o projeto elétrico do imóvel precisa atender a norma técnica NBR 5410 regularizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A diretriz que está em rigor desde 2004, determina as condições e as regras para instalações elétricas de baixa tensão de até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.  

“A cada 5 anos a fiação precisa de revisão, para evitar maiores transtornos em casa, situações como: elevação do valor da conta energia sem motivo aparente; aquecimentos de interruptores e tomadas; cheiro de queimado; picos de energia frequentes ou aparelhos danificados. Tudo isso pode significar que sua instalação precisa de reparo imediato.”, recomenda o técnico de segurança sobre os sinais de riscos. 

Ele ainda reforça que, para realizar manutenções nas instalações de forma segura é primordial a contratação de um profissional com qualificação na área elétrica. “Apesar de parecer um serviço simples, instalar a fiação elétrica é um trabalho muito perigoso para quem não tem formação, por isso, não tente economizar fazendo você mesmo.”, comenta.  

Outras orientações – Para uma maior segurança, antes de qualquer serviço que envolva o contato com eletricidade em casa, é fundamental o desligamento do disjuntor no quadro de distribuição, assim você pode evitar possíveis acidentes.   

Além disso, ao realizar manutenções na fiação, é necessário que o projeto elétrico do imóvel seja feito de acordo com a carga da residência, considerando todos os aparelhos e/ou lâmpadas sendo utilizadas simultaneamente.   

A Equatorial Maranhão informa ainda que, em casos de acidentes elétricos, a população deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial pelo 116 e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.     

Sem comentário para "Segurança em casa: renove suas instalações elétricas internas periodicamente"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS