Dia das Flores: saiba onde encontrar, como cultivar e seus benefícios

0comentário

Setor de jardinagem dos Spazio Mateus contam uma variedade de flores para cultivar dentro ou fora de casa.

Às vezes vistosas, às vezes nem tanto. Às vezes com grande perfume ou mais suaves. É grande a variedade de cores, tamanhos e perfumes das flores, sendo que cada uma dessas características desempenha um papel fundamental para a planta. 

O fato é que além dos benefícios para as plantas, as flores trazem um ar de alegria, romance e vida a qualquer ambiente. “A mera presença delas já traz uma sensação maior de tranquilidade e paz”, afirma a florista do Grupo Mateus, Sandra Martins.

As flores são tão especiais que contam com um dia no calendário dedicado especialmente à elas. É isso mesmo! O dia 29 de outubro é comemorado o Dia das Flores. Para celebrar a data em grande estilo, precisamos primeiro conhecer os benefícios das flores. Por isso, selecionamos alguma espécies que vão deixar a sua casa mais aconchegante e charmosa. Veja:

  • Gérbera

De várias cores, as gérberas são ótimas opções para decorar ambientes menores, como os quartos, pois melhoram a qualidade do sono, além de purifica o ar. 

Cuidados: Apesar de ser usada dentro de casa é fundamental mantê-la perto de janelas onde haja luz natural. Se o clima for muito quente mantenha na sombra. Não esqueça de trocar a água a cada dois dias.

  • Begônia

Outra flor fácil de lidar e com muitas opções de cores e formatos é a begônia. Ela floresce quase o ano todo. Há tipos mais adequados para vasos e outros para os jardins. É uma flor de detalhes bem delicados, que realçam o aconchego dos espaços. 

Cuidados: A rega da planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco – a cada três ou quatro dias. Lembre-se: é preciso manter a umidade constantemente, mas sem encharcar a terra. A begônia cresce bem em áreas com sombra e não suporta chuva ou sol diretamente, por isso, cuidado.

  • Tulipas

Ao contrário do que muitos pensam, essa espécie não é original da Holanda e sim da Turquia. Mas independente de sua origem, a beleza das tulipas é surpreendente.

Cuidados: Por serem resistentes e não precisarem de tanta luz, as tulipas são indicadas para qualquer espaço, desde o jardim até a sala de estar.

  • Orquídea

A orquídea dá um toque de requinte e de sofisticação aos jardins onde é plantada. Das mais variadas cores, formas e tamanhos as orquídeas enfeitam lindamente os canteiros e vasos dos jardins.

Cuidados: É uma flor delicada e meramente ornamental que requer alguns cuidados específicos no manuseamento, rega e trato mas a beleza que oferece compensa largamente o esforço que pede.

  • Hortênsia

Cor-de-rosa ou azuis, quem é que nunca se deliciou com o aspeto bonito das hortênsias? Essa é uma espécie muito procurada para decorar jardins, devido à sua beleza e também graças aos poucos cuidados de que necessitam. As hortênsias são uma escolha mais do que acertada para integrar um jardim.

Cuidados: A planta deve ser regada com muita frequência. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo. Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade. 

Um jardim no Mateus!

Pensando nos benefícios que o cultivo de plantas proporciona ao ser humano e na escolha correta de cada espécie, o Grupo Mateus criou, há quase três anos, o setor de Jardinagem nas unidades do Spazio (Cohama, Calhau e Renascença), em São Luís.

O setor conta com profissionais treinados, uma grande variedade de orquídeas, cactos e plantas ornamentais, sem contar a diversidade de cores das flores calandivas, gérberas, azaleias, rosas e plantas que podem ser cultivadas ao abrigo de sol ou na sombra. “Aqui, os apaixonados por plantas e flores podem escolher as plantas e ainda tirar dúvidas e receber orientações quanto ao cultivo correto de cada espécie. Além disso, contamos com vasos para plantas de vários tamanhos”, explica a florista Sandra Martins.

Agora que você conhece  melhor sobre algumas espécies, como cultivá-las e onde encontrar, aproveite para celebrar o Dia das Flores com um jarro ou arranjo bem colorido e alegre, aliando saúde e beleza ao seu ambiente!

Sem comentário para "Dia das Flores: saiba onde encontrar, como cultivar e seus benefícios"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS