CEIA PARA PETS: APRENDA RECEITAS ESPECIAIS PARA O PERÍODO FESTIVO

0comentário
Shirley Fonseca, médica veterinária da PetMania

Alimentos com cebola, alho e chocolate podem ser perigosos para os animais  

Imagine na hora da ceia todos da casa aproveitando os mais deliciosos pratos e sobremesas. Até que você se depara com o seu animal de estimação desejando também fazer parte do momento e querendo aproveitar todos os alimentos postos à mesa. Fica difícil resistir, não é mesmo?

Apesar da vontade de agradar o amigo de quatro patas, o mais importante para os donos é saber diferenciar quando a comida é indicada ou não. “Nesta época do ano, em nossos atendimentos de emergência, observamos sempre um aumento dos casos de pets passando mal devido a ingestão, mesmo que pequena, de alimentos inadequados”, observa a médica veterinária da PetMania, Shirley Fonseca. 

Segundo ela, o alerta vai para a maioria das comidas típicas do período festivo. Sendo uma boa solução oferecer versões destes alimentos próprias para cachorros ou gatos, como panetones e comidas caseiras especialmente preparadas com todas as vitaminas e ingredientes necessários para os pets. 

“Muitos dos nossos alimentos comuns das ceias do fim de ano podem ser bastante prejudiciais para os animais, seja pelo alto teor de gordura ou de condimentos em geral. Cebola, alho, chocolate e semente de uvas são os ingredientes que mais causam intoxicação alimentar em nossos pets”, explica.

Além disso, a criatividade e atenção durante o preparo de alimentos caseiros para os pets também podem ser uma ótima escolha para os tutores que desejam incluir seus animais nas ceias de fim de ano. Mas para isto, a médica veterinária indica que os tutores procurem orientações de um nutricionista para identificar as necessidades específicas de cada animal, dentre elas, até possíveis casos de alergias. 

Confira receitas especiais de petiscos caseiros para os pets:

– Chips de batata doce e mandioca

Ingredientes:

1 batata doce com casca

1 mandioca sem casca

Óleo de coco

Modo de preparo:

1. Lave bem a batata doce e a mandioca e passe no ralador de chips.

2.Coloque de molho em água com gelo por 20 minutos, depois seque as rodelas de chips com papel toalha. 

3. Unte uma assadeira com óleo de coco e pré-aqueça o forno a 180º C.

4. Coloque para assar por 10 minutos, depois vire os chips e asse por mais 10 minutos. 

5. Espere esfriar e sirva ao pet. O alimento pode ser conservado por pelo menos cinco dias. Para isto, basta colocar em um pote vedado em temperatura ambiente e longe do sol. 

– Biscoito doce

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos

1/2 xícara (chá) de farelo de aveia

1 colher (chá) de canela em pó

1 ovo

2 bananas ou 2 maçãs (sem casca e sementes)

1/4 de xícara de mel ou melado de cana

Modo de preparo:

1. Misture todos os ingredientes em pó e adicione a maçã ralada ou a banana amassada. 

2. Após isto, adicione os ingredientes úmidos e misture até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas em formato de biscoito ou abra com um rolo para cortar usando forminhas. 

3. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 15 minutos e sirva após esfriar. Para conservar os biscoitos, armazene-os em local seco, fresco e protegido.

Sem comentário para "CEIA PARA PETS: APRENDA RECEITAS ESPECIAIS PARA O PERÍODO FESTIVO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS