Conheça os benefícios da acupuntura para a saúde do corpo e da mente

0comentário

Técnica milenar se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo
A acupuntura é uma prática milenar, inserida na Medicina Tradicional Chinesa, que se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo e seus microssistemas para tratar dores agudas, dores crônicas, comorbidades, patologias e para promover saúde. É uma terapia que pode ser feita em qualquer situação, seja para melhorar a imunidade, seja para ajudar no tratamento de problemas emocionais ou mesmo de algumas doenças físicas.

Segundo Rayssa D’France, docente do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Florence, a maioria dos tratamentos da área da estética vem da Medicina Tradicional Chinesa.

“A acupuntura, por sua vez, é uma das terapêuticas inseridas nesse sistema. Logo, tratamentos que visam ao emagrecimento, elevação da autoestima, rejuvenescimento natural, diminuição de linhas de expressões, tratamento da celulite e flacidez, bem como tratamentos que visam combater o envelhecimento precoce podem ser encontrados dentro da acupuntura. Lembrando que a acupuntura trabalha com a reorganização energética, sendo assim, quando estamos saudáveis estamos em equilíbrio”, explicou.

A técnica auxilia a aliviar dores crônicas e a diminuir o estresse, podendo ser feita por qualquer pessoa, sem riscos de efeitos colaterais. De acordo com a docente, a acupuntura da pele, por si só, promove um estímulo nas terminações nervosas na região dos músculos, que vai para o sistema nervoso central, onde é reconhecido e traduzido em três níveis:

– Hipotalâmico: libera endorfinas (analgésicos), cortisol (anti-inflamatório) e serotonina (antidepressivo) na corrente sanguínea e no líquido encefálico raquidiano;

– Mesencéfalo: ativa neurônios de substância cinzenta, que liberam endorfinas e estimulam a produção de serotonina e norepinefrina;

– Medula Espinhal: libera endorfinas.

Dessa forma, a liberação dessas substâncias vai sendo traduzida em analgesia.

Durante a formação acadêmica em Estética e Cosmética da Florence, são estudados os benefícios das terapias alternativas, que estão inseridas nas mais diversas terapêuticas. “O aluno estuda um módulo específico que aborda as terapias alternativas, dentre elas a acupuntura”, complementou a professora Rayssa D’France.

Tratamento alternativo na Fisioterapia

A Fisioterapia tem grande atuação no tratamento de dor crônica. Seus procedimentos são baseados em terapias manuais, eletroterapia e acupuntura, também podendo fazer a associação de eletroterapia com acupuntura (técnica muito utilizada).

“A acupuntura, especialidade da Fisioterapia e de outros cursos da área da saúde, vem sendo uma ótima alternativa de tratamento para alívio da dor. É muito utilizada no oriente para manter o equilíbrio energético com o principal objetivo de evitar a doença, enquanto no ocidente nós utilizamos muito para tratar a doença”, frisou a coordenadora do curso de Fisioterapia da Florence, profa. Beatriz Jordão.

As gestantes podem se beneficiar muito com esse tipo de tratamento alternativo, segundo a docente, mas o uso do método deve ser feito com cautela, pois alguns pontos podem prejudicar, dependendo do tempo de gestação.

“A fisioterapia obstétrica utiliza a acupuntura para o alivio de dor lombar, náuseas e ansiedade durante a gestação, e também se faz o uso da acupuntura para auxiliar no trabalho de parto normal, ajudando no estímulo das contrações e proporcionando alívio na dor do parto”, detalhou.

No curso de Fisioterapia da Florence, os alunos têm acesso à disciplina “Práticas Alternativas e Complementares”, na qual são apresentados os princípios da acupuntura.

Acupuntura na Farmácia

A coordenadora do curso de Farmácia da Florence, prof. Kallyne Bezerra, destaca que a prática é utilizada de forma complementar no atendimento na Farmácia Clínica e também no consultório farmacêutico, que deve ser registrado e o profissional deve ter especialização na área.

“O tratamento com a acupuntura é indicado após um diagnóstico médico de uma determinada patologia ou quando já há uma definição pelo paciente do caso. Após as sessões, é comum alguns pacientes sentirem sonolência e queda de pressão arterial. Em certos casos, há piora dos sintomas, mas que em seguida pode haver melhora das condições do paciente”, alertou.

De acordo com a docente, essa especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da resolução 353/2000, sendo considerada uma nova vertente da Farmácia, e tem se expandido como uma opção de atuação do profissional farmacêutico. “Na Florence, temos uma disciplina de práticas integrativas e complementares, que trabalha todas as práticas, inclusive a acupuntura”, ressaltou.

Benefícios

– Emagrecimento e regulação do metabolismo

– Controle de ansiedade, estresse e depressão

– Tratamento para insônia

– Alívio de dores

– Redução de problemas digestivos

– Melhora de qualidade de vida de pacientes com câncer

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade gratuita, além de bolsas de mérito acadêmico de até 60%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Sem comentário para "Conheça os benefícios da acupuntura para a saúde do corpo e da mente"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS