CAPS AD Estado promove várias atividades no Janeiro Branco

0comentário

Durante o Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado (CAPS AD) realizou diversas atividades direcionado a sociedade e aos pacientes e familiares atendidos regularmente.

O CAPS AD Estado promoveu oficinas terapêuticas como tapeçaria e artesanato, prática de atividades física utilizando a quadra da comunidade, aferição de pressão, glicemia, testes rápidos de hiv, sífilis e hepatite, além de teste para a Covid-19, contribuindo para o controle da pandemia.

A sede do CAPAS AD Estado também realizou a desinfecção de toda unidade e intensificamos os cuidados coma higienização local q deve ser permanente para evitar a propagação do coronavírus.


“O janeiro Branco não deve ser tratado apenas no primeiro mês do ano, mas sim durante todos os meses, pois a saúde mental está presente em nossas vidas nos mais diversos campos e áreas. E cuidar da mente é cuidar da vida e nada melhor do que aproveitar e planejar o ano para q tenhamos condições de ter mais êxito em nossas atitudes positivas”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo.

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso – confira as nossas redes sociais e veja tudo o que já foi realizado desde o início da Campanha, em 2014.

O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2021, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha tem priorizado espaços abertos e meios online.

Sem comentário para "CAPS AD Estado promove várias atividades no Janeiro Branco"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS