Estado emocional das pessoas pode causar problemas bucais

0comentário

Especialista explica a relação entre a saúde emocional e bucal

A pandemia da Covid-19 tem gerado problemas de saúde de diversas ordens, inclusive emocionais. O medo, a insegurança e a tristeza tem ocasionado crises de ansiedade, estresse e depressão nas pessoas. Não é atoa que o Brasil já é considerado o país mais ansioso do mundo.

Segundo a dentista do Sistema do Hapvida, Natália Lima, tanto estresse e ansiedade tem gerado uma onda de pessoas com problemas dentários. “A pandemia tem trazido pessoas para os consultórios com diversas queixas, como estresse, dores nas costas, dores que correm para o pescoço, dores na face que podem ser de origem dentária. Quando estamos estressados muitas vezes apertamos os dentes. Isso pode ocasionar bruxismo, dores de cabeça e dores musculares”, explica.

Diante de um cenário de pandemia, sair de casa para ir aos consultórios nesse período pode ser motivo de insegurança e estresse, mas pode ser necessário em alguns casos. “Ao sentir esses sintomas, é importante que a pessoa procure um especialista para um correto diagnóstico e tratamento”, alerta a especialista.

Natália ensina que para evitar o aparecimento dessas doenças, é necessário tomar todos os cuidados com a higiene bucal – escovação diária e uso do fio dental – além de adotar uma rotina saudável, com uma boa alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono e atividades prazerosas.

Sem comentário para "Estado emocional das pessoas pode causar problemas bucais"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS