Quase 30 mil procedimentos para tratamento de câncer foram realizados em Imperatriz em 2020

0comentário
Dr. Gumercindo Filho destaca que o segredo do tratamento contra o câncer é a identificação na fase inicial, que aumenta as chances de cura. Foto: Alan Milhomem / Rede Oncoradium

Os procedimentos estão divididos entre quimioterapias, radioterapias e consultas realizadas pela Rede Oncoradium para o SUS

O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia e as tristes estatísticas de mortes por Covid-19. Mas, em Imperatriz, muitas pessoas também tiveram que lutar contra outro mal: o câncer. Segundo balanço da Rede Oncoradium, quase 30 mil procedimentos de tratamento contra o câncer foram realizados na unidade de Imperatriz pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos estão divididos entre quimioterapias, radioterapias e consultas.

Conforme o balanço, a unidade de Imperatriz realizou, pelo SUS, 2.854 procedimentos de quimioterapia, 16.800 de radioterapia e mais de 9 mil consultas. É importante ressaltar que um paciente pode realizar vários procedimentos durante o tratamento contra o câncer e a unidade de Imperatriz atende pacientes de toda a região.

“Esses números representam a grande quantidade de casos que temos. Mas também ficamos felizes porque mostra uma resolutividade muito boa dos nossos serviços, com uma média de atendimento de 50 a 60 pacientes por mês. Outra vantagem nossa é que quase não temos fila para atendimento. Vale lembrar que no Brasil a realidade é outra, temos muitos casos e poucos equipamentos, levando de quatro a seis meses para iniciar o tratamento de um paciente. Os usuários que nos procuram aqui na Oncoradium, seja de Imperatriz, da região ou do Maranhão, são bem acolhidos e recebem um tratamento com qualidade e humanização”, afirma o cirurgião oncológico da Rede Oncoradium, Dr. Gumercindo Filho.

Só no ano passado, 484 pacientes provenientes do município de Imperatriz foram atendidos no ambulatório de oncologia do Centro de Especialidades dos Três Poderes e encaminhados para a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Imperatriz (Unacon). Deste total, os mais comuns foram câncer de próstata (76), de pele (69), de mama (66) e câncer de útero com 57 casos.

“São números altos. E esses dados são somente de pacientes de Imperatriz, mas, se levar em conta os dados dos demais municípios da Regional de Saúde, a tendência é que tenham sido diagnosticados mais de 1 mil casos. E este ano também seguimos com essa tendência no número de diagnósticos”, ressalta o cirurgião oncológico da Rede Oncoradium, Dr. Gumercindo Filho.

A unidade da Rede Oncoradium de Imperatriz atende pacientes de várias regiões do Maranhão. Foto: Alan Milhomem / Rede Oncoradium

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022. O câncer de pele não melanoma deve ser o mais incidente, com 177 mil casos novos, seguido pelo de mama e de próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil) e pulmão (30 mil). A obesidade estará entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

“Oriento que as mulheres acima de 40 anos façam suas mamografias. Os homens a partir de 45 anos que procurem o urologista para exame de toque retal e o exame PSA. E o paciente que verificar alguma alteração na pele que procure orientação médica. As mulheres que têm vida sexual ativa também devem continuar fazendo o exame de Papanicolau de forma regular, pois o segredo do tratamento é esse: na fase inicial mais de 95% dos cânceres têm cura”, finaliza Dr. Gumercindo Filho. 

Sem comentário para "Quase 30 mil procedimentos para tratamento de câncer foram realizados em Imperatriz em 2020"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS