Maio Vermelho busca conscientização e prevenção do câncer de boca

0comentário
Dr. Fábio Guimarães alerta que o câncer de boca tem comportamento agressivo e sua evolução é rápida

Este tipo de câncer causou mais de 6 mil mortes em 2019, segundo o INCA. Os homens são as vítimas mais acometidas com a doença

IMPERATRIZ – Causa da morte de 6.605 pessoas em 2019, sendo 5.120 homens e 1.485 mulheres, o câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua. E para alertar a população sobre os perigos deste tipo de câncer foi criada, no calendário da saúde, a campanha Maio Vermelho. Neste mês são realizadas ações preventivas e de conscientização sobre o câncer de boca, que está entre os 10 de maior incidência no Brasil.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2020, mais de 15 mil novos casos deste tipo de câncer devem ter sido registrados. Mais comum em homens acima de 40 anos, o câncer de boca tem a maioria dos casos diagnosticados em estágios avançados, por isso é importante que a população fique atenta aos fatores de risco e saiba como prevenir esse tumor.

“O principal fator de risco para o câncer de boca é o tabagismo, principalmente associado ao alcoolismo, o que aumenta o risco consideravelmente. Porém, existem outros fatores de risco, como: infecção por HPV (Papiloma Vírus Humano, exposição ao sol (risco de câncer de lábio), má higiene oral, dentre outro”, alerta o cirurgião de cabeça e pescoço da Rede Oncoradium, Fábio Souza Guimarães.

Ainda segundo o médico, a população deve ficar atenta aos principais sintomas da doença e procurar ajuda profissional quando apresentar os seguintes sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que sangram com facilidade e crescem; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca, bochechas ou lábios; nódulos no pescoço; e apresentar qualquer dificuldade para falar, engolir, mastigar e movimentar a língua.

“O câncer de boca, infelizmente, tem comportamento agressivo e sua evolução é rápida. A melhor forma de evitar cirurgias invasivas e mutilantes, como a retirada da língua, é o diagnóstico precoce. Por isso é importante sempre ter consultas preventivas com o dentista e o cirurgião de cabeça e pescoço”, ressalta o Dr. Fábio Guimarães.

Ainda segundo o médico, ações diárias podem evitar o câncer de boca. Dentre elas estão: realizar corretamente a higiene bucal; evitar o consumo exagerado de doces; interromper o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas; usar filtro solar nos lábios; além de adotar uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.

Sem comentário para "Maio Vermelho busca conscientização e prevenção do câncer de boca"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS