TODO DIA É DE LUTA E SUPERAÇÃO PARA AS MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

0comentário
A aluna Alenilce da Conceição Silva, aluna da escola Eney Santana mantida pela APAE de São Luís, com a mãe Arionildes Silva e Silva

Elas lutam incansavelmente, todos os dias, desde que seus filhos nasceram por isso: respeito, apoio e inclusão social.

Estamos falando das mães de pessoas com deficiência – sejam físicas, intelectuais ou múltiplas. São mulheres de diferentes idades, perfis sociais, profissões distintas mas que têm em comum a luta pelo melhor desenvolvimento de seus filhos. E mais que isso, elas lutam pelo direito de não serem excluídos de uma sociedade que ainda não está aberta para receber a pessoa com deficiência da forma como merece.

Arionildes Silva e Silva é uma dessas mães que poderiam ser denominadas de “extraordinárias” no melhor e mais forte sentido da palavra.  Ela buscava o melhor tratamento para a filha Alenilce da Conceição Silva, na época com 14 anos, e com síndrome de down quando chegou até a APAE de São Luís em 1995. Aos poucos foi se envolvendo nas atividades da entidade e há 26 anos ininterruptos é uma presença forte na instituição.

“Busquei a APAE de São Luís por indicação do médico neuropediatra da minha filha, que estava adolescente na época e uma fase bem difícil e regredindo muito, e com vários problemas hormonais também. Então ele me garantiu que o melhor e mais completo tratamento para ela seria na APAE de São Luís, o que de fato foi realidade”, conta ela.

Para essa mãe foi um verdadeiro alívio ver a filha sendo acolhida por uma equipe multidisciplinar e se desenvolvendo com os estímulos recebidos na Escola Eney Santana, mantida pela APAE de São Luís:

“Na APAE de São Luís encontramos a nossa casa, onde todo tipo de estimulação foi ofertada e com muita qualidade. Até hoje aos 40 anos minha filha faz tratamento de fonoterapia, terapia ocupacional e acompanhamento psicológico; além de atividades em sala de aula como informática, dança. Ela também já fez natação, mas parou essa prática. Desde 1995 estamos aqui e só tenho que agradecer a Deus pela melhora da minha filha com o tratamento recebido na instituição”, revela a mãe de Alenilce.

A APAE de São Luís é uma entidade assistencial, educacional, filantrópica e sem finas lucrativos que há 50 anos trabalha com afinco para promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e/ou múltipla.

“Nosso trabalho é promover ações de assistência social, educação e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Também representamos o movimento da pessoa com deficiência perante organismos municipais, estaduais e nacionais, para a melhoria da qualidade de vida essas pessoas e dos sérvios prestados de modo geral na sociedade, lutando pela perspectiva da inclusão social dessas pessoas que merecem todo o respeito e condições mais dignas em geral. Nesse mês dedicado àquelas que geram vidas, parabenizamos as mães de nossos alunos e de todas as pessoas com deficiência, pois são mulheres guerreiras e incansáveis nessa causa que também é da APAE DE São Luís”, declara o Presidente da entidade Sebastião Vanderlaam Rolim.

Sem comentário para "TODO DIA É DE LUTA E SUPERAÇÃO PARA AS MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS