É NESSE SÁBADO: A MOSTRA DE JORNAIS CENTENÁRIOS DO BRASIL E DE PORTUGAL

0comentário
Essa mostra já teve edições anteriores em Portugal e no Recife; sempre atraindo muitos visitantes ávidos em conhecer mais sobre os periódicos dos dois países

ABERTURA ACONTECE NESSE SÁBADO (16.10) ÀS 17H NO CONVENTO DAS MERCÊS E FICA EM CARTAZ ATÉ O DIA 19.11

Na atual era que vivemos, marcada pelo fenômeno das fake News e das intolerâncias políticas e religiosas, o papel da imprensa nunca foi tão relevante. Os jornais impressos são verdadeiros guardiões da memória dos povos na terra. Registram fatos, cobram mudanças, intercedem pelos invisíveis e sem voz, e são a base das democracias no mundo.

Não por acaso, os dois escolhidos para o Prêmio Nobel da Paz deste ano são jornalistas e editores de jornais, a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov. Isso demonstra o quão relevante é o papel da imprensa para preservar a paz global.

E em meio aos desafios de se manter a imprensa livre e os jornais impressos ativos, chega a São Luís uma mostra que é uma verdadeira viagem pelo tempo e pela história do Brasil e de Portugal. Estamos falando da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”; que reúne dois séculos de história, em uma viagem emocionante a ser feita pelos visitantes através das fotos das capas de  jornais, sendo um total de 54 periódicos – 36 de Portugal e 18 do Brasil, incluindo o jornal O Imparcial –  único representante maranhense.

A exposição acontece no Salão “Casa de Portugal”, no segundo andar do Convento das Mercês, situado à R. da Palma, N. 502 no Centro de São Luís. É uma promoção conjunta da Associação Portuguesa de Imprensa; Associação de Imprensa de Pernambuco; Vice-Consulado de Portugal em Belém; Camões Portugal / Instituto da Cooperação e da Língua; Consulado Honorário de Portugal em São Luís e da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro; com apoio do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.

Na abertura da mostra que acontece nesse sábado (16.10) das 17H às 19H30, estão confirmadas as presenças das autoridades portuguesas: Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas; Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil; Maria Fernanda Pinheiro – Vice – Cônsul de Portugal em Belém. O Cônsul Honorário de Portugal no Maranhão Abraão Valinhas Jr. está na organização geral do evento.

Ao trazer a mostra para o Maranhão, no histórico Convento das Mercês, a Embaixada de Portugal, através do Instituto Camões em Brasília, apresenta um dos mais expressivos eventos culturais dos dois países. Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, afirma que “A Casa de Portugal no Convento das Mercês é o lugar ideal para receber a exposição, local de história e memória, espaço privilegiado de diálogo luso-brasileiro” declara ela.

Além de aspectos gráficos dos periódicos selecionados, a exposição é um resgate histórico, já que a imprensa oficial é testemunha de crises, guerras, descobertas, inovações e outras questões relevantes da vida em Portugal e no Brasil ao longo dos anos. Entre os periódicos nacionais, estão o Diário de Pernambuco (mais antigo em circulação), Jornal do Commercio e Estadão (SP). Nas páginas desses jornais, o público pode encontrar fatos que mostram a cultura de dois povos. Detalhe: Um dos critérios para integrar essa exposição é que o jornal continue na plataforma impressa.

Vale ressaltar que a primeira exposição foi dedicada exclusivamente aos jornais portugueses e aconteceu na cidade de Aveiro em 2018, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa.  Em 2019, a Associação da Imprensa de Pernambuco, que mantém cooperação com a congênere de Portugal, trouxe para o Brasil essa exposição, ampliando-a com a inserção de jornais brasileiros, e realizando na Fundação Joaquim Nabuco no Recife, a primeira exposição luso-brasileira dos Jornais Centenários.

O evento é aberto ao público e gratuito. Depois da abertura nesse sábado (16.10), a mostra poderá ser visitada no período de 18.10 a 19.11, sempre de segunda à sexta, das 8h às 17h no mesmo local, Salão “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês.

SERVIÇO / EXPOSIÇÃO JORNAIS CENTENÁRIOS DO BRASIL E PORTUGAL: UM LEGADO CULTURAL

Quando: Abertura dia 16 de Outubro de 2021 (sábado) – 17H às 19H30

Onde: Salão “Casa de Portugal” no Convento das Mercês – Rua da Palma, N. 502 – Bairro Desterro – São Luís – MA

Visitação Aberta ao Público: De 18.10.2021 a 19.11.2021 (8h às 17h), Salão “Casa de Portugal”, Convento das Mercês.

Sem comentário para "É NESSE SÁBADO: A MOSTRA DE JORNAIS CENTENÁRIOS DO BRASIL E DE PORTUGAL"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS