Mastologista alerta para os fatores de risco que podem influenciar no surgimento do câncer de mama

0comentário
Dra. Germana Zélia alerta para a necessidade de mudança de hábitos. Foto: Divulgação / Assessoria

A idade figura como um dos principais fatores de risco, pois cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos de idade

O câncer de mama não tem somente uma causa. Vários são os fatores que podem influenciar no surgimento da doença, que deve acometer mais de 66 mil pessoas este ano.  A idade figura como um dos principais fatores de risco, pois cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos de idade.

A mastologista da Oncoradium Imperatriz, Germana Zélia, também destaca outros fatores de risco para o surgimento do câncer de mama. “São múltiplos fatores de risco muito frequentes no cotidiano das mulheres como a obesidade, baixas taxas de paridade, amamentação pouco frequente, uso de terapia estrogênica para tratamento de sintomas associados à menopausa, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas dentre outros”, ressalta.

Para evitar o câncer de mama, a Dra. Germana Zélia destaca a importância de um hábito de vida saudável, que envolve prática de exercícios físicos, alimentação saudável e consulta regular com o mastologista, que é o profissional responsável por tratar o câncer de mama e tem um papel importante na saúde feminina.

“O mastologista é o médico especialista responsável por avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar as doenças das mamas, sejam elas adquiridas ou congênitas. Essa especialidade abrange métodos clínicos, cirúrgicos e reparadores para o tratamento das patologias que acometem as mamas”, afirma a mastologista da Oncoradium Imperatriz.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente, 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. Entre os desafios para uma mudança de cenário está o fato de 28% das mulheres espalhadas por 20 países não perceberem a ausência de atividade física como um fator de risco para o câncer.

Outra dica para evitar o câncer de mama é passar por consulta com mastologista periodicamente. Conforme recomendações das organizações de saúde, as mulheres devem procurar um mastologista anualmente a partir da adolescência. E, a partir dos 40 anos, o exame de mamografia passa a ser obrigatório, pois é o método mais eficaz para detectar o câncer de mama.

Sem comentário para "Mastologista alerta para os fatores de risco que podem influenciar no surgimento do câncer de mama"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS