Cuidado e atenção no trânsito: acidentes com quebra de postes da rede elétrica causam transtornos no Maranhão

0comentário

Em 2021, até outubro, já foram registrados 1.254 acidentes

Em São Luís, o número de casos chega a 193

As ocorrências de acidentes com quebra de postes da rede de energia elétrica, se tornaram notícia comum nos últimos dias em São Luís. Situações como essas afetam não só o condutor e ocupantes do veículo, como também as unidades consumidoras próximas ao local do incidente, que têm o fornecimento de energia interrompido, além das complicações para motoristas que precisam trafegar e o trânsito acaba ficando complicado na localidade do acidente.

De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos. Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante. As vias com o maior número de acidentes em São Luís são as avenidas: Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses, Estrada da Maioba- MA – 202, e a Estrada de São José de Ribamar – MA 201.

Seguindo a ideia de conscientização, a Equatorial Maranhão explica que acidentes com quebra de postes podem trazer sérios riscos aos envolvidos no acidente, e levar até mesmo à perda da vida. Além disso, esse tipo de situação afeta também a população que acaba ficando sem o fornecimento da energia elétrica, pois na maioria dos casos o acidente atinge mais de um poste e danifica diversos componentes da rede elétrica. 

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Equatorial Maranhão instalou barreiras (manilhas com areia) na frente dos postes, feitas para amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro e preservando assim a vida do motorista e dos passageiros. 

Wellden Rezende, Analista de Infraestrutura da Equatorial Maranhão destaca a importância de cada um estar atento ao seu papel no trânsito. “Como o próprio tema da campanha sugere, é importante que cada um cumpra o seu papel com responsabilidade. A melhor forma para evitar esse tipo de transtorno é sempre trabalhar com prevenção e direção defensiva. Os maiores influenciadores desse tipo de acidente são: o excesso de velocidade, a sonolência e a direção sob efeito de bebida alcoólica. Os motoristas precisam entender que são os maiores responsáveis pela segurança no transito, deles e dos demais usuários e só com uma direção consciente podemos fazer do trânsito um lugar mais seguro, ” destacou Wellden, que atua diretamente 

Prejuízos 

O custo para a troca de postes e componentes da rede danificados durante um acidente varia de R$ 3 mil a R$ 44 mil reais. Esse custo vai de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. Mas, na maioria dos casos, o prejuízo acaba ficando com as distribuidoras de Energia, pois nem sempre é possível identificar o condutor. 

O que fazer em acidentes com quebra de poste 

A Equatorial Maranhão reforça que em situações dessa natureza, a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192).  É arriscado se aproximar de fios e cabos, ou mesmo tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia  

Sem comentário para "Cuidado e atenção no trânsito: acidentes com quebra de postes da rede elétrica causam transtornos no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS